Reprodução do Guia do Torcedor feito pelo governo brasileiro para quem for à Rússia

No início da noite desta terça-feira, a ativista e jurista russa Alena Popov colocou uma petição no site change.org onde pede esclarecimentos e punição do governo brasileiro aos torcedores que colocaram moças russas em uma situação constrangedora fazendo com que elas repetissem expressões ofensivas e sexistas. Mais de 20 horas depois, o documento já tinha recebido quase oito mil assinaturas de vários países. A meta é atingir 10 mil aDES.  No entanto, este manifesto ainda não chegou ao destinatário. Até às 22h30 desta quarta-feira em Moscou, a Embaixada do Brasil não tinha recebido esta petição.

O serviço de imprensa informou à Coluna do Boleiro que existe um Guia elaborado para o torcedor brasileiro que está na Rússia para ver o Mundial. Nele constam várias informações úteis, incluindo os riscos que o turista corre se desrespeitar as lei.

Ao ressaltar que a imensa maioria dos torcedores e turistas brasileiros é tradicionalmente pacífica e respeitosa, a Embaixada do Brasil em Moscou recorda  que o Itamaraty e o Ministério dos Esportes elaboraram o Guia Consular do Torcedor Brasileiro com o propósito de orientar brasileiros em viagem à Rússia durante a Copa do Mundo de 2018.

O guia foi amplamente divulgado por meio da imprensa e redes sociais, além de estar disponível gratuitamente em formato eletrônico (goo.gl/zGYLLo), e faz recomendações expressas contra atos de violência verbal, visual ou física, em especial atos que insultem ou humilhem pessoas em razão de gênero, raça, etnia, origem social, religião e orientação sexual, por quaisquer modos (inclusive canções), e que violem normas de decoro.

A Embaixada recomenda a todos os torcedores e turistas brasileiros a leitura atenta do guia, bem como que mantenham comportamento cordial e respeitoso durante sua estada na Rússia.

A Embaixada não recebeu por vias oficiais nenhum comunicado de cidadãos russos a respeito do caso e nenhum dos torcedores envolvidos procurou a Embaixada.

Embaixada do Brasil em Moscou – Setor de Imprensa

No segundo capítulo do Guia Consular do Torcedor Brasileiro, estão as punições para quem ferir as leis locais.

RESPEITO ÀS LEIS LOCAIS

As autoridades policiais podem exigir sua identidade e verificar seu status migratório a qualquer momento. Esteja sempre de posse de seu passaporte e cartão migratório (ver seção “Entrada na Rússia”) Guia Consular Do Torcedor Brasileiro 25

Ingerir bebidas alcoólicas nas ruas e em espaços públicos abertos é infração administrativa punível com multa

É expressamente proibido dirigir com excesso de velocidade e/ou sob o efeito de álcool, o que pode ensejar retenção da carteira de habilitação, multa e prisão.

Comportamento interpretado como assédio sexual enseja multa e prisão de até um ano.

A posse, uso, venda ou tráfico de drogas são considerados delitos graves e puníveis com prisão de 5 a 25 anos. Fumar em locais públicos como restaurantes, hotéis e estações de transporte público é infração administrativa punível com multa. Guia Consular Do Torcedor Brasileiro 26

Não são comuns na Rússia manifestações intensas de afeto em público. Em particular, recomenda-se à comunidade LGBT evitar demonstrações homo afetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas “propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores” e enquadradas em lei (junho de 2016) que prevê multa e deportação. Evite manifestar-se publicamente sobre temas políticos, ideológicos, sociais e de orientação sexual.