Saúde da mulher

Pesquisa: por que pessoas solteiras querem continuar solteiras?

Crédito: Pexels

Quando se trata de vida amorosa, você provavelmente observou algumas mudanças em seu círculo social durante a pandemia. Pode ser que alguns conhecidos tenham engatado em um relacionamento subitamente, enquanto quem já era solteiro(a) permaneceu assim — e descobriu que gosta da solteirice

+ Como começar um relacionamento se você não quer ter filhos


+ 3 dicas para voltar a namorar após um divórcio

Isso não é coincidência: uma nova pesquisa publicada pela “Psychology Today” descobriu que as pessoas solteiras realmente gostam de ser solteiras. Saiba mais com informações da “Slice”.

O estudo

Em fevereiro de 2022, pesquisadores do Pew Research Center, nos Estados Unidos, estudaram cerca de 2,6 mil pessoas solteiras para entender se a pandemia havia feito com que elas quisessem entrar em um relacionamento. 

Os resultados? 60% das pessoas revelaram que não estavam mais ou menos interessadas em encontrar um amor, enquanto 11% estavam mais interessadas e 10% estavam menos interessadas. 

Dentre os 60%, homens e mulheres permaneceram em proporções iguais. No entanto, dentre os 11% dos entrevistados interessados em encontrar alguém, mais homens do que mulheres queriam começar um relacionamento.

Por que pessoas solteiras querem continuar solteiras?

Os pesquisadores descobriram que um grande número de pessoas solteiras não estava interessado em encontrar um relacionamento romântico ou até mesmo ir a encontros.

E se você pensa que isso acontece por causa de trabalho, idade ou falta de autoestima, errou: a principal razão pela qual pessoas solteiras querem ficar solteiras é porque elas simplesmente gostam. Esse foi o caso para 72% dos entrevistados.

Segundo a “Psychology Today”, essa pode ser uma descoberta radical porque “destrói os estereótipos de pessoas solteiras que foram documentados repetidamente, aquelas crenças imprecisas de que pessoas solteiras são tristes ​​​​e solitárias ou que elas têm ‘problemas’, e é por isso que eles são solteiras”.

Por isso, da próxima vez que você estiver em uma reunião de família e sua tia te perguntar por que você ainda está solteira, mostre os dados!