COP30: 21 pessoas foram atendidas após incêndio, 19 por inalar fumaça

Segundo organização, duas pessoas precisaram de atendimento por crise de ansiedade por conta do incidente

Incêndio COP30
Incêndio em pavilhão da COP30 Foto: Agência Brasil

Um incêndio de grandes proporções que atingiu a Blue Zone na COP30 (Conferência do Clima das Nações Unidas), nesta quinta-feira, 20, em Belém (PA), foi controlado em aproximadamente seis minutos pelo Corpo de Bombeiros e os agentes de segurança da ONU. Segundo a organização do evento, não houve feridos. Pessoas que estavam no local tiveram de ser retiradas.

O CIOCS (Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde) informou que 21 pessoas receberam atendimento por causa do incêndio. Do total de casos, 19 foram devido à inalação de fumaça e dois a crise de ansiedade após o ocorrido.

Todos os pacientes foram rapidamente atendidos e 12 já foram liberados. Os outros ainda recebem assistência adequada nos serviços de saúde de Belém. Tanto as equipes municipais, estaduais e federais continuam monitorando o estado de saúde das pessoas atendidas.

+ ONU passa controle da Blue Zone ao Brasil após incêndio no pavilhão da COP em Belém

Como medida de segurança, o governo federal e a UNFCCC, braço de clima da ONU, decidiram em conjunto fechar temporariamente a Blue Zone, para que o Corpo de Bombeiros possa realizar a perícia.

“Solicita-se aos delegados que aguardem uma nova comunicação oficial, que será divulgada às 20h desta noite, após a conclusão da avaliação e a plena garantia de segurança no local”, completou.

A organização da COP30 garantiu que a Zona Verde permanece aberta e as atividades continuam conforme programado.

O que aconteceu?

As chamas começaram por volta das 14h atingiram a Blue Zone (ou Zona Azul), área chamada de Pavilhão dos Países, e foram controladas antes das 14h30. A energia elétrica também foi cortada na área interna do pavilhão. Por meio de nota enviada à IstoÉ, a organização COP30 ressaltou que as equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local.

Membros da conferência não conseguiram controlar o incêndio com os extintores e precisaram acionar o Corpo de Bombeiros, que chegou ao local por volta das 14h15.

De acordo com o ministro do turismo, Celso Sabino, informações preliminares indicam que o fogo começou na área do estande da China. Ainda afirmou que as lonas do pavilhão são antichamas, algo que impediu a propagação do incêndio.

“Em breve vamos saber se os trabalhos recomeçarão aqui na Blue Zone ainda hoje ou a partir de amanhã”, emendou.

Em uma publicação no X, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que o incêndio foi controlado devido ao trabalho ágil do Corpo de Bombeiros. Além disso, a brigada do evento foi acionada e é “responsável pela gestão do espaço durante a conferência”.

Na semana passada, a ONU (Organização das Nações Unidas) chegou a enviar para o governo federal uma carta com duras críticas em relação à segurança e infraestrutura do evento. A reclamação foi feita após uma tentativa de invasão da área azul, onde ocorrem as negociações climáticas, por manifestantes indígenas.

*Com informações da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo