06/11/2020 - 14:28
A uma semana das eleições municipais, as mais recentes pesquisas eleitorais apontam que o prefeito Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, deverá ser reeleito ainda no primeiro turno. Segundo indicam levantamentos do Ibope e do Instituto Paraná Pesquisas, divulgados nesta quinta-feira, 5, o tucano tem o dobro das intenções de voto de Luiz Marinho (PT), o segundo colocado, e já teria 60% dos votos válidos para ser reeleito já no domingo que vem, dispensando a realização do segundo turno no dia 29.
De acordo com a pesquisa Ibope/Diário do Grande ABC, Morando tem 48% das intenções de votos, contra 24% do petista Marinho. O terceiro colocado, Rafael Demarchi (PSL), tem apenas 4%, Leandro Altrão (PSB) 2%, Lourdes da Chapa Coletiva (PSOL), 2% e Cláudio Donizete (PSTU), não pontuou. Brancos e nulos somam 12% e não sabe/não respondeu 7%.
De acordo com o Ibope, o tucano atinge 60% dos votos válidos, contra 30% de Marinho, e teria a vitória confirmada já no domingo que vem, quando acontecem as eleições municipais. Um dado importante no levantamento do Ibope é sobre a rejeição dos dois candidatos que disputam a prefeitura de São Bernardo. Marinho é rejeitado por 42% e Morando por 25%. Um dos fatores que dá a vantagem ao tucano é que sua administração foi avaliada como ótima ou boa por 76% dos eleitores.
O Ibope ouviu 602 pessoas entre domingo,1, e terça-feira, 3, com margem de erro de 3%. Os números indicam, assim, mais uma derrota dos petistas no ABC para os tucanos, uma vez que Morando já havia derrotado o partido na eleição de 2016, quando se elegeu prefeito.
Outro levantamento que aponta a vitória de Morando ainda no primeiro turno foi feito pelo Instituto Paraná Pesquisas. Morando tem 51% e o petista 22,3%. Demarchi tem 6,6%, Altrão 2,3%, Donizete 0,8% e Lourdes 0,51%, Luiz Marinho, que foi prefeito da cidade de 2008 a 2016 e responde a vários processos por corrupção, também é o mais rejeitado pelos eleitores de São Bernado. Sua rejeição é de 43,8%, enquanto a de Morando é de 24%. O que mais pesou para Morando ter o dobro dos votos de Marinho é que sua administração é aprovada por 70,9%, enquanto a desaprovação atingiu apenas 24,6%. A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, com uma margem de erro de 3,5%. Os dois levantamentos estão registrados no site do TSE.