Pesquisadores do Google apostam em privacidade com VaultGemma

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Pesquisadores do Google apostam em privacidade com VaultGemma

Pesquisadores do Google apostam em privacidade com VaultGemma

Uma das grandes preocupações das empresas por trás dos modelos de linguagem é evitar que dados privados venham a ser expostos de forma indevida.

Para tentar diminuir essa possibilidade, um grupo de pesquisadores do Google anunciou a criação do modelo VaultGemma. Neste projeto, os desenvolvedores aplicaram o conceito matemático chamado de privacidade diferencial para evitar a memorização de dados privados.

No post de divulgação do projeto, os pesquisadores alertam que incluir recursos de privacidade diferencial no modelo pode deixá-lo menos preciso e mais ‘pesado’, em termos de uso de hardware. Ainda assim, os pesquisadores acreditam que o VaultGemma pode auxiliar na inclusão de recursos de privacidade em outros modelos de linguagem.

O VaultGemma é baseado no LLM Gemma 2, modelo disponibilizado de forma gratuita e open weight pelo Google (não confundir com o Gemini, que é proprietário). A atual versão de testes do VaultGemma pode ser baixada em plataformas como o Hugging Face.