ROMA, 19 NOV (ANSA) – Pesquisadores do Parque Arqueológico de Pompeia, no sul da Itália, anunciaram nesta segunda-feira (19) a descoberta de um novo afresco, localizado em uma casa em ruínas da cidade, que foi destruída em 79 d.C. por uma tempestade de cinzas do vulcão Vesúvio.   

O obra de arte representa Leda, a rainha de Esparta, com o Deus Júpiter em seu colo, disfarçado de cisne para fugir das tentações de outras mulheres. “É um achado excepcional e único”, diz o diretor do parque, Massimo Ossanna, que falou com exclusividade à ANSA.   

Explícito e sensual, o desenho é rico em cores e nuances que destacam sua alta qualidade de execução. “É diferente de qualquer outro achado até hoje encontrada nessas casas”, acrescenta Osanna. O afresco foi descoberto durante os trabalhos de escavações realizados nas ruínas. “Essa imagem muito sensual que parece seguir o modelo estrutural Timóteo, um importante escultor grego do século IV a.C”, explica o diretor.   

O dono da casa em que se localiza a obra de arte seria um comerciante, possivelmente um escravo liberto, que ansiava por elevar seu status social por meio de referências aos mitos da mais alta cultura. Por razões de segurança, outros ambientes da casa ainda não podem ser trazidos à luz. “Vamos avaliar com os engenheiros e a direção geral de arqueologia a possibilidade de removê-las [as ruínas] para um lugar onde serão preservadas e expostas ao público. (ANSA)