Pesquisadores de cibersegurança alertaram nesta quarta-feira sobre um software malicioso em mensagens de texto que se fazem passar por operadoras de telecomunicações, abrindo uma porta para que hackers ataquem smartphones com o sistema Android.

Um informe publicado pela empresa de segurança para internet Check Point descreveu uma “nova classe de ataques” de uma técnica conhecida como “phishing” que, quando tem sucesso, pode permitir que os hackers roubem e-mails de smartphones com Android fabricados por Huawei, LG, Samsung e Sony.

O ataque é realizado através de mensagens de texto que aparecem como se fossem de operadoras de telecomunicações confiáveis que solicitam a atualização das configurações de rede, segundo Check Point.

Ao permitir esta operação em um smartphone, dará ao hacker acesso a e-mails, indicou o informe.

“Quando você se une a uma nova rede de operadoras, receberá uma mensagem de boas-vindas. Não confie nela”, disse Slava Makkaveev, pesquisador de segurança da Check Point.

O ataque pode ser executado em grande escala sem nenhum equipamento especial.

Os pesquisadores disseram que testaram o ataque em uma variedade de smartphones e notificaram os respectivos fabricantes de dispositivos sobre suas descobertas no início deste ano.

Samsung e LG corrigiram a vulnerabilidade nas atualizações de software, e a Huawei planeja fazer a mesma coisa em sua próxima geração de smartphones das séries Mate e P, disseram os pesquisadores.

O informe chega dias depois de que os pesquisadores da Google informaram sobre uma operação de hacking que permitiu a inserção de um software malicioso em iPhones durante um período de ao menos dois anos.