Pesquisa: para 45,4%, Brasil vive sob uma ditadura do Judiciário

STF
Sede do Supremo Tribunal Federal Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira, dia 14, mostra que para 45,4% dos brasileiros, o País vive sob uma ditadura do Judiciário. No entanto, 43,3% das pessoas ouvidas não acreditam na afirmação e têm a opinião de que o judiciário está cumprindo o seu papel corretamente. O que faz com que exista uma divisão na opinião da população.

+ Bolsonaro diz que não promoveu ação golpista e pede absolvição

Além disso, 11,2% das pessoas ouvidas pelo levantamento afirmaram que o Brasil não vive sob uma ditadura do Judiciário. No entanto, elas acreditam que muitos juízes cometem abusos e ultrapassam suas atribuições. 0,1% não soube responder.

Quando questionados se achavam que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) está atualmente demonstrando competência e imparcialidade no julgamento de processos perante a corte, 51,1% dos entrevistados falaram que não. Por outro lado, 47,9% dos ouvidos pela pesquisa afirmaram que sim. 1% disse não saber responder.

Em relação ao quanto os brasileiros confiam no Supremo, a opinião da população aparece bastante dividida: 51,3% afirmou não confiar no trabalho e nos ministros do STF. No entanto, 48,5% disse confiar. 0,2% não soube responder ao questionamento.

A pesquisa ouviu 2.447 pessoas entre os dias 3 e 6 de agosto de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.