Com a Câmara dos Representantes e o Senado dos Estados Unidos prestes a aprovar o projeto final de reforma tributária nesta terça-feira, a oposição ao plano ganhou força, de acordo com pesquisa do instituto SSRS encomendada pela CNN.

O levantamento aponta que 55% dos americanos consultados se mostram contrários ao projeto, enquanto, na pesquisa anterior, 45% eram contrários à reforma. Segundo o levantamento, o número de americanos a favor do projeto tributário também subiu, mas de forma branda: passou de 31% em novembro para 33% na atual sondagem.

A pesquisa também mostra que a maioria dos americanos que dizem ser republicanos acredita que o projeto irá beneficiar mais a classe média (60%) do que os mais ricos (27%). Entre os americanos democratas, apenas 4% dizem que o projeto irá beneficiar mais a classe média, enquanto 95% dizem que a proposta será favorável aos mais ricos. Entre os independentes, 28% acreditam que a medida será mais benéfica para a classe média, enquanto 64% dizem que ela será melhor para os mais ricos.

A pesquisa encomendada pela CNN ao instituto SSRS ouviu 1.001 americanos adultos entre os dias 14 e 17 de dezembro por telefone. A margem de erro é de 7,3 pontos porcentuais para mais ou para menos.