Você já escutou que temos que comer de 3 em 3 horas para ganhar massa magra? Ou que o melhor, na verdade, é fazer jejum pela manhã? Pois é, muita coisa é dita por aí. Mas será que horário das refeições influencia no ganho de peso, mesmo? Estudo defende que pular o café da manhã pode te fazer engordar e almoçar depois das 15h e jantar muito tarde fazem você ficar mais propensa a doenças como a diabetes tipo 2.

Leia mais

Profissionais indicam 9 formas de perder peso rápido sem dieta
Como emagrecer correndo: o que você precisa saber, segundo especialistas
Afinal, chá detox realmente ajuda a emagrecer?

Horário das refeições influencia no ganho de peso: Comer de 3 em 3 horas emagrece?

“Acreditava-se que comer de 3 em 3 horas aumentava o gasto calórico diário. Isso devido ao efeito térmico dos alimentos pelo aumento da energia gasta na absorção, transporte e armazenamento de substratos. Alguns trabalhos antigos publicados defendiam essa tese. Porém, existiam falhas na metodologia, o que colocou em dúvida a qualidade desses trabalhos.”, diz Dr. Eduardo, nutrólogo e médico do esporte.

Os estudos recentes mostram que comer em períodos curtos não demonstra qualquer efeito positivo na composição corporal, inclusive, os estudos utilizaram métodos de calorimetria para avaliar o gasto energético total em 24 horas, onde não se encontrou diferença entre comer de 3 em 3 horas ou espaços maiores de 3 horas.Na verdade, o responsável da perda de peso daqueles que comiam de 3 em 3 horas se deveu ao fato da mudança no estilo de vida, aumento de atividade física regular e reeducação alimentar.

“No entanto, devemos respeitar a individualidade do paciente, pois algumas pessoas que dão muito espaço de tempo entre as refeições, comem muito na refeição seguinte, e as vezes o fracionamento da comida, pode ajudar nesse caso”, diz o doutor.

Horário das refeições influencia no ganho de peso: O estudo

Durante Congresso Europeu de Obesidade, médica espanhola mostra estudo que comprova que existe uma diferença nos horários das refeições relacionado à perda de peso.

No grupo de pessoas que pulam o café da manhã, houve um aumento de 50% na chance de ter obesidade. O grupo de pessoas que almoçam após as 15 horas, selecionam a flora bacteriana de uma forma negativa. E aqueles que jantam tarde, sendo que esse jantar tarde tem relação com o ciclo circadiano, e não com o relógio (em regiões que escurecem mais cedo, devemos jantar mais cedo), aumenta em 5 vezes o diabetes tipo 2.

Como comer em horários desregulados prejudica o organismo?

Além das questões citadas anteriormente como aumento da chance de obesidade, diabetes tipo 2 e resistência insulínica, há outros fatores a se levar em consideração.
Muitas vezes, intervalos longos entre as alimentações, podem levar a um catabolismo, diminuindo dessa forma a massa muscular. Isso pode piorar a composição corporal, podendo inclusive aumentar a fome desses pacientes, fazendo com aumentem a quantidade de comida na refeição seguinte.

Afinal de contas, qual o melhor horário para cada refeição?

O importante é não pular o café da manhã, almoçar antes das 15 horas e jantar ao escurecer. “ Essa rotina diminui o risco da obesidade, da resistência insulínica e do diabetes tipo 2. Em resumo, ajuda a prevenir doenças e estimula hábitos mais saudáveis.”, diz Eduardo.