ROMA, 30 SET (ANSA) – Por ocasião do Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro, uma pesquisa realizada na Itália apontou nesta terça-feira (30) que o espresso continua sendo a versão mais consumida no país europeu.
De acordo com o levantamento da AstraRicerche, denominado “Italianos e Café”, o tradicional cafezinho espresso foi selecionado como a bebida preferida por 51,6% das pessoas ouvidas.
Os pesquisadores também indicaram que o café é consumido diariamente por sete em cada 10 italianos, mas existem algumas diferenças por gênero e idade. As mulheres, com 73% do consumo diário, superaram ligeiramente os homens, que ficaram em 69%. A faixa etária que mais toma a bebida é a de 35 a 65 anos (acima de 75%).
Um outro recorte do levantamento indicou que o consumo de cápsulas de café segue sendo a escolha mais popular (59,5%) entre os italianos, mas a tradicional cafeteira moka registrou um avanço (55,2%), seguida pela máquina automática de café espresso.
A análise acrescentou que as cápsulas perderam terreno, pois atingiram 65% do consumo entre 2021 e 2023, enquanto as cafeteiras italianas, após anos de declínio, estão ressurgindo, e as máquinas continuam a ganhar popularidade. (ANSA).