A partir de dados alarmantes de uma pesquisa global realizada por Dove e Nike, as marcas apresentam o programa de treinamento Confiança Corporal no Esporte: um conjunto inédito de ferramentas cientificamente comprovadas para aumentar a confiança sobre o próprio corpo em meninas de todo o mundo. Mundialmente, 45% das meninas entre 11 e 17 anos abandonam a prática de esportes – taxa duas vezes maior do que a ocorrência entre meninos – sendo a principal razão a baixa confiança com o seu próprio corpo. No Brasil, o número é de 34%.

Com início em janeiro, contemplando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Pará, o projeto foi desenvolvido nos últimos dois anos conjuntamente entre as duas marcas. A iniciativa conta com a parceria de especialistas de renome mundial, incluindo o Center for Appearance Research (CAR) e o Tucker Center for Research on Girls & Women in Sport, e aborda novas descobertas a respeito de como o ambiente esportivo afeta a confiança de meninas e mulheres sobre o próprio corpo e foca em trazer conteúdos relevantes que capacitam treinadores a disseminar mensagens positivas sobre a autoestima.

O Confiança Corporal no Esporte comprovadamente reduz a auto-objetificação, aumenta a autoestima corporal, e será aplicado em cada país por meio de parceiros locais que tenham a capilaridade de disseminar os conteúdos em escolas, comunidades e clubes esportivos. O programa se baseia nos compromissos históricos de Dove e Nike em apoiar as meninas e tem como objetivo alcançar mais de um milhão de jovens em todo o mundo já em 2024.

“Como marca pioneira e reconhecida mundialmente pelo seu compromisso com a autoestima de meninas e mulheres, com este projeto, Dove busca, mais uma vez, propor ações práticas para atender a uma necessidade latente apontada pela pesquisa realizada pela marca. Considerando as diferentes realidades do Brasil, o projeto, que estreia em janeiro de 2024, contemplará inicialmente oito estados no seu primeiro ano. Com a iniciativa, buscamos ressignificar positivamente a relação de meninas com seus corpos, reforçando o nosso propósito de fazer com que a beleza seja uma fonte de confiança, e não de ansiedade” conclui Andreza Graner, diretora da marca no Brasil.

De acordo com a pesquisa e os dados globais, o ambiente esportivo tem impacto importante na confiança sobre o próprio corpo e na autoestima de meninas:

  • 46% das meninas que abandonaram os esportes ouviram que não possuem o corpo certo para o esporte que praticavam e foram objetificadas ou julgadas pela sua aparência física.
  • 54% das meninas que abandonaram os esportes ouviram que não são boas o suficiente.
  • Mesmo assim, as meninas sabem dos benefícios dos esportes: 66% delas dizem que teriam mais confiança sobre o próprio corpo se tivessem permanecido na prática esportiva.

No Brasil, os números também preocupam:

  • 41% das meninas que largaram o esporte dizem que se sentiram objetificadas enquanto praticavam esportes;
  • Apenas 58% das meninas brasileiras se sentem confortáveis com a aparência de seus corpos durante o esporte;
  • 31% das meninas (durante a prática esportiva) focam em questões que não estão ligadas às suas performances;
  • 88% afirmam que seus treinadores são a razão de se sentirem mais confiantes no esporte;
  • 89% das meninas acreditam que o esporte deveria ser mais inclusivo para garotas.

Ainda, a pesquisa mostrou que os treinadores têm um papel inspirador fundamental para criar um ambiente positivo para as meninas no esporte. 74% das garotas dizem que o seu treinador/a foi a razão pela qual se sentiram mais confiantes e 60% gostariam de aprender com os treinadores sobre confiança corporal.

A parceria foi anunciada em evento realizado em Nova Iorque com a presença de Venus Williams, campeã de tênis e empreendedora, e Laurie Hernandez, ginasta olímpica vencedora da medalha de ouro nas Olimpíadas Rio 2016.

“A Nike acredita que todas as crianças deveriam ter a oportunidade de praticar esportes, e nós estamos focados em expandir as atividades e os esportes para garotas que estão se movimentando menos.”, afirma Vanessa Garcia-Brito, Vice-presidente, Diretora de Impacto Social e Comunitário da Nike, Inc.

“Nossa parceria com Dove e o foco exclusivo no treinamento por meio da confiança corporal visam mudar isso. Juntos, estamos agindo para quebrar barreiras, fornecendo aos treinadores as ferramentas para capacitar as meninas para uma vida inteira de confiança em si mesmas. Ao mudar a conversa da aparência dos seus corpos para o que os seus corpos podem fazer — acreditamos que estamos criando a próxima geração de mulheres líderes e agentes de mudança, que farão o mundo avançar”, completa.