Pesquisa: 51,2% são contra anistia aos políticos e manifestantes do 8 de Janeiro

Lula Marques/Agência Brasil
Reunião da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara para debater a prisão dos envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira, dia 14, mostra que 51,2% dos brasileiros são contra a anistia de políticos e manifestantes que fizeram parte do 8 de Janeiro. Além disso, o estudo também revela que 46,9% dos entrevistados são a favor e 1,9% não sabe responder.

+ Chega ao STF investigação contra Damares por prevaricação no governo Bolsonaro

A ampla maioria da população discorda da ação dos manifestantes que ocuparam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), somando 83,3%. Alguns concordam (8,4%) e outros não sabem responder (8,3%).

A pesquisa também mostra que 62,3% da população considera a invasão completamente injustificada, 23,9% das pessoas diz que a ação foi parcialmente justificada e 8,2% dos brasileiros acredita que a atitude foi completamente justificada. 5,6% disse não saber responder ao questionamento.

De acordo com 51,1% dos entrevistados, as punições aos manifestantes que participaram da invasão não foram adequadas e foram exageradas. No entanto, 35,3% das pessoas ouvidas afirmaram que as punições foram adequadas e 11,6% acreditam que elas foram insuficientes. 2% dos ouvidos pela pesquisa não souberam emitir opinião.

Na opinião de 50% dos ouvidos pelo levantamento, o ex-presidente Jair Bolsonaro não foi o responsável pela invasão. Porém, 48,8% dos entrevistados acreditam que ele foi, sim, o responsável. 1,2% não sabe.

A pesquisa ouviu 2.447 pessoas entre os dias 3 e 6 de agosto de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.