Esportes

Peru vence Chile e vai enfrentar o Brasil na final da Copa América

O Peru surpreendeu a todos e venceu o bicampeão Chile por 3 x 0 nesta quarta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, garantindo uma vaga na final da Copa América contra o Brasil, no Maracanã, no próximo domingo.

Édison Flores abriu o placar aos 21 minutos, Yoshimar Yotún ampliou aos 38 e o atacante Paolo Guerrero decretou a vitória no segundo tempo (90+1) diante de 29.895 espectadores.

O chileno Eduardo Vargas poderia ter diminuído nos últimos instantes, de pênalti, mas bateu de cavadinha e o goleiro Pedro Gallese, que fez ótima partida, defendeu.

O Peru, que foi campeão da Copa América nos distantes anos de 1935 e 1975, fez uma campanha discreta na fase de grupos (empate em 0-0 com a Venezuela, vitória de 3 a 1 sobre a Bolívia e derrota de 5 a 0 para o Brasil) e nas quartas de final eliminou o Uruguai nos pênaltis (5-4) depois de um 0-0 nos 90 minutos.

Já o Brasil vai buscar seu nono título da Copa América, depois dos que conquistou em 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007.


+ Rapper implanta diamante de R$ 128 milhões no rosto
+ PR: Jovem desaparecida é encontrada morta; namorado confessa crime
+ Galo bota ovos e surpreende moradores de Santa Catarina

No sábado, na Arena Corinthians, em São Paulo, chilenos e argentinos vão disputar o terceiro lugar repetindo as duas últimas finais de Copa América, no Chile em 2015 e nos Estados Unidos em 2016, ambas vencidas pelo Chile na decisão por pênaltis.

– Peru avassalador –

Os peruanos partiram para o ataque e Guerrero mostrou desde o início que cumpria bem a função de pivô, ajeitando para Cueva, que mandou um chute que passou perto logo aos 2 minutos.

O Chile reagiu com uma jogada parecida, e dessa vez foi Aranguiz quem chutou para fora (7).

O peruano Edison Flores também perdeu um gol feito, após passe perfeito de Guerrero (19), mas foi recompensado pouco depois. O atacante de 25 anos surgiu na segunda trave para colocar no fundo das redes um cruzamento de Cueva desviado de cabeça por Carillo (21).

v

Yotun ampliou aos 38 minutos após uma falha do goleiro chileno Arias, que saiu afobado do gol até a ponta esquerda e deixou a meta desprotegida. Ele foi pego de surpresa por Carillo, que chegou antes e fez um cruzamento perfeito para Yotun, que dominou e chutou para o gol vazio.

– Vaga na final depois de 44 anos –

Pressionado, o Chile tentou reagir no segundo tempo mas a trave impediu um gol de Vargas (50) e o goleiro Gallese fez uma defesa espetacular em um chute de Beauséjour (67).

E o Peru ainda conseguiu ampliar, por meio do astro Paolo Guerrero (90+1), que driblou o goleiro e chutou para o fundo das redes, nocauteando os chilenos. Com esse gol, o atacante se tornou o maior artilheiro da Copa América em atividade, com 13 gols marcados somando todas as edições das quais participou.

Na noite em que nada deu certo para o Chile, ainda houve o pênalti nos acréscimos perdido por Eduardo Vargas que tentou fazer de cavadinha mas Gallese defendeu.

“Passamos por momentos duros na Copa América e agora estamos na final”, comemorou o técnico Gareca na coletiva de imprensa após a partida.

“Tivemos uma boa atuação diante de uma grande seleção, e esta vitória adquire importância pelo nível da seleção que enfrentamos, que era o detentor do título”, disse o treinador argentino.

“Chegamos por méritos próprios à final, soubemos nos sobrepor a uma adversidade importante como foi essa derrota para o Brasil (0-5), que repercute mal e produz um movimento e críticas pesadas”, acrescentou.

“A final ganha tons totalmente diferentes e nossa intenção, quando se entra em uma final, é de vencê-la”, concluiu.

O Peru, que em 2018 voltou a disputar uma Copa do Mundo depois de 36 anos, agora está na final da Copa América depois de 44 anos, confirmando a boa fase.

Terá a chance de mostrar que a goleada de 5 a 0 para o Brasil na fase de grupos foi apenas um acidente de percurso e sonhar com um título histórico em pleno Maracanã.

cl/mcd/ma/aam

Veja também

+ Aprenda a preparar o delicioso espaguete a carbonara
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ Cientistas desvendam mistério das crateras gigantes da Sibéria
+ Sexo: saiba qual é a melhor posição de acordo com o seu signo
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Os 4 signos mais psicopatas do zodíaco
+ Cataratas do Niágara congelam e as imagens são incríveis
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Editora estreia com o romance La Cucina, uma aventura gastronômia e erótica