Após sofrer com sua zona defensiva em seus últimos jogos, a seleção peruana trabalha intensamente nesse setor para seus últimos duelos com Costa Rica e Colômbia a dez dias do início da Copa América de Brasil-2019.

“Todos estes dias trabalhamos na parte defensiva, eu acho que não vamos ter problemas”, avaliou o goleiro Pedro Gallese, do Alianza Lima, em declarações à imprensa.

O técnico argentino Ricardo Gareca está consciente disso e prioriza os trabalhos na zona defensiva desde que começaram os treinos em Lima há uma semana.

Os últimos amistosos do Peru demonstraram que a zaga se tornou o calcanhar de Aquiles da equipe.

Para a Copa América, Gareca renovou sua zaga central com a convocação de Carlos Zambrano, do Basel da Suíça. O técnico deixou de lado Christian Ramos e Alberto Rodríguez, titulares na Copa do Mundo da Rússia-2018.

Mas Gareca descartou Zambrano por lesão para os amistosos com Costa Rica e Colômbia.

Depois da Copa do Mundo de 2018, a seleção peruana apresenta um decepcionante balanço: de oito amistosos conseguiu dois triunfos, um empate e cinco derrotas, marcando nove gols e sofrendo 12.

Nos amistosos de março passado nos Estados Unidos, venceu o Paraguai por 1 a 0 e perdeu por 2 a 0 para El Salvador.

 

– Focados na Copa América –

 

Gallese manifestou que todos os jogadores estão focados nos amistosos e em sua estreia contra a Venezuela na Copa América.

“Estas partidas preparatórias vão servir para nosso entrosamento porque sabemos o que pretendemos na Copa América. Todos queremos chegar às finais”, afirmou o goleiro.

Gareca dirigiu nesta terça-feira os treinos com os 23 jogadores convocados com destaque para o artilheiro e capitão Paolo Guerrero, que treinou pela primeira vez com bola na Villa Deportiva de Lima, o centro de treinamento.

“Paolo Guerrero está feliz por estar de volta conosco. Ele está muito motivado e com vontade de dar o melhor na Copa”, indicou Gallese.

O atacante, de 35 anos, cumpriu até o dia 6 de abril uma sanção por doping de 14 meses imposta pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

O Peru vai estrear no dia 15 de junho no Grupo A da Copa América contra a Venezuela na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Três dias depois enfrenta a Bolívia no Maracanã no Rio e fecha a fase de grupos no dia 22 de junho contra o Brasil, na Arena Corinthians, em São Paulo.

 

cm/ljc/ma/aam