O Peru ganhou fôlego com a vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia neste domingo em Goiânia e se reergueu após uma péssima estreia no Grupo B da Copa América-2021, enquanto os colombianos, que começaram na liderança, perdem o impulso e deixam sérias dúvidas no ar.

Sergio Peña abriu o placar para o Peru aos 17 minutos. A Colômbia chegou ao empate no início do segundo tempo (52) com um pênalti convertido por Miguel Borja, mas a sorte estava do lado peruano e uma confusão na área fez Yerry Mina marcar contra (64).

O jogo recompensou a força mental de uma equipe comandada pelo argentino Ricardo Gareca que acertou nos momentos certos e soube se defender quando estava em vantagem, diante de um adversário que se mostrou confuso.

 

– Peña marca, Peru respira –

 

Reinaldo Rueda apostou na dupla Zapata-Miguel Borja e Ricardo Gareca deixou Gianluca Lapadula solto na frente, esperando que André Carrillo, Sergio Pena e Christian Cueva criassem para abastecer o artilheiro.

A tática pareceu surtir efeito para Rueda com um time solto, que chegava timidamente à meta peruana, e que Juan Cuadrado quase colocou em vantagem com um chute da entrada da área que foi para fora.

Mas foi o Peru quem abriu o placar. Depois de uma bela jogada, Yoshimar Yotun chutou de fora da área e a bola bateu na trave de David Ospina. Sergio Peña aproveitou o rebote e finalizou impiedosamente fazendo 1 a 0.

A goleada de 4 a 0 sofrida na estreia contra o Brasil parecia ter ficado para trás e com o resultado a favor o toque de bola do time ‘Inca’ fluiu.

Mas o primeiro tempo não teve mais grandes lances de perigo, e as emoçõs foram guardadas para a segunda etapa.

 

– Enfim, a vitória –

 

Mas a Colômbia não estava disposta a se entregar tão facilmente e começou a atacar. Rapidamente encontraram uma oportunidade ao sofrer um pênalti em uma entrada de Gallese em Borja, que cobrou e fez 1 a 1.

O gol animou os colombianos e Rueda fez mudanças. Zapata saiu para a entrada de seu companheiro de Atalanta Luis Muriel faltando meia hora para o fim do jogo.

Para o azar do técnico colombiano as mudanças acabaram sendo ofuscadas por mais um gol peruano. Em uma jogada isolada do ataque do Peru, houve uma confusão na área defendida por Ospina e Yerry Mina marcou contra.

Borja, o mais perigoso da seleção colombiana, tentou levantar o ânimo e empatar com um chute forte que passou por cima do travessão antes de o jogo entrar nos 20 minutos finais.

Mas com os jogadores de Gareca na defesa e os de Rueda no ataque, quem triunfou foi a equipe peruana, que se mostrou mais forte e conquistou seus primeiros três pontos.

O Brasil, que descansou na rodada, lidera o Grupo B com seis pontos em dois jogos, seguido pela Colômbia, que estacionou com quatro, e o Peru, agora com três. A Venezuela é a penúltima com dois pontos, depois de arrancar um empate (2-2) no fim neste domingo contra o Equador, lanterna com apenas um ponto.

 

— Jogos e classificação do Grupo B da Copa América-2021:

 

— Já disputados:

 

Colômbia – Equador 1 – 0

Brasil – Venezuela 3 – 0

Brasil – Peru 4 – 0

Colômbia – Venezuela 0 – 0

Colômbia – Peru 1 – 2

Venezuela – Equador 2 – 2

 

Classificação: Pts J V E D Gp Gc SG

1. Brasil 6 2 2 0 0 7 0 7

2. Colômbia 4 3 1 1 1 2 2 0

3. Peru 3 2 1 0 1 2 5 -3

4. Venezuela 2 3 0 2 1 2 5 -3

5. Equador 1 2 0 1 1 2 3 -1

 

— Próximos jogos (horário de Brasília):

 

23/06 (18h00): Equador – Peru

24/06 (21h00): Brasil – Colômbia

27/06 (18h00): Venezuela – Peru

27/06 (18h00): Brasil – Equador

 

 

gfe/ol/aam