ROMA, 10 DEZ (ANSA) – A ANSA apresentou em Roma na noite de terça-feira (9) o seu tradicional livro fotográfico PHOTOANSA 2025, que traz uma retrospectiva dos maiores acontecimentos do ano. O lançamento ocorreu no museu de arte contemporânea Maxxi e reuniu diversas personalidades da Itália.
O debate sobre a obra, que dedica o primeiro capítulo ao retorno de Donald Trump ao poder nos Estados Unidos, foi conduzido pelo editor-chefe da ANSA, Luigi Contu, que também recebeu seus repórteres para compartilhar suas experiências de cobertura no palco.
“Muitas coisas que vocês encontrarão no livro estão intimamente ligadas aos eventos de hoje, de ontem e de amanhã”, comentou o presidente da ANSA, Giulio Anselmi, ao abrir a noite, acrescentando que se trata de uma “obra que, mais do que nunca, nos abre para todas as questões deste período ligado a Trump, indo além, e nos deixando sem respostas [sobre o futuro]”.
“Estamos escrevendo sobre a nova ‘desordem mundial’. Trump é efeito e causa ao mesmo tempo, mas estamos escrevendo uma nova ordem mundial”, concluiu Anselmi.
Já o ex-primeiro-ministro da Itália Matteo Renzi citou alguns dos últimos fatos que abalaram o mundo, como a “Covid-19”, a guerra na “Ucrânia” e o “ciclone Trump, que nos atinge em cheio”.
“Trump diz que a Europa precisar acordar, sem amá-la. Mas [Mario] Draghi [ex-premiê italiano e ex-presidente do Banco Central Europeu] diz o mesmo e a ama”, falou Renzi.
Por sua vez, o patriarca de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, abordou a tragédia na Faixa de Gaza.
“Se queremos algo novo, também precisamos de novas lideranças em Israel e na Palestina, repensando o futuro desta terra”, falou Pizzaballa, segundo o qual, “a solução de dois povos e dois Estados é a única aceitável”.
Por sua vez, o CEO da ANSA, Stefano De Alessandri, enfatizou como as iniciativas de desenvolvimento da maior agência italiana de notícias do mundo, “apesar de um 2025 complexo que exigiu um plano de reestruturação, continuaram a níveis digital e internacional”.
Em particular, De Alessandri lembrou os eventos que celebraram os 80 anos da empresa: a exposição “80 Anos de História, 80 Anos de ANSA”, inaugurada pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o encontro com o papa Leão XIV, juntamente com os principais executivos da agência e de outras plataformas de notícias globais, na conferência “Minds”, organizada pela ANSA em Roma.
Por fim, o CEO expressou sua confiança de que “a agência voltará a ser lucrativa em 2026”.
Outros destaques de PHOTOANSA 2025 são o fim do pontificado de Francisco e a chegada de Robert Prevost ao papado; o falecimento do ícone mundial da moda Giorgio Armani, em setembro, e, mais recentemente, da grande atriz Claudia Cardinale.
Impossível não citar o polêmico casamento do bilionário Jeff Bezos em Veneza ou os duelos em quadra entre os dois maiores tenistas do mundo, o italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz. Houve ainda a megaexposição com obras-primas de Caravaggio em Roma, como parte da programação oficial do Jubileu católico. (ANSA).