Personalidades italianas homenageiam Ornella Vanoni após morte

ROMA, 22 NOV (ANSA) – O falecimento de Ornella Vanoni, ocorrido aos 91 anos na última sexta (21) segue repercutindo em todo o país neste sábado (22), com artistas, autoridades e personalidades manifestando publicamente sua comoção e reverência à cantora, considerada uma das vozes mais marcantes da Itália.   

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, expressou suas “condolências pelo falecimento de Ornella Vanoni, uma artista intelectual, culta e versátil, e uma intérprete refinada de canções que deixaram uma marca profunda na história da música, não apenas na Itália”.   

O ministro da Cultura, Alessandro Giuli, lamentou profundamente a perda, enfatizando que, “com o falecimento de Ornella Vanoni, a Itália perde uma de suas artistas mais originais e refinadas”.   

“Com sua voz única e capacidade interpretativa incomparável, ela escreveu páginas importantes na história da música, do teatro e do entretenimento italianos. Em meu nome e em nome do Ministério da Cultura, expresso minhas condolências e solidariedade à sua família”, declarou em comunicado oficial.   

A cantora italiana Laura Pausini também expressou seu pesar: “Todos têm seus cantores favoritos… o meu era ela. Descanse em paz, maravilhosa Ornella, sua voz, sua personalidade, sua luz, jamais nos deixarão. Única”, escreveu ela em sua mensagem nas redes sociais.   

O cantor Vasco Rossi também homenageou Vanoni: “Olá, lendária Ornella, obrigado por esta apresentação, pela sua voz, pela sua constante ironia”, escreveu ele, ao som de “Ogni volta”.   

Eros Ramazzotti, por sua vez, deu “adeus” a Ornella” e disse que todos sentirão “muito a sua falta”.   

Já o apresentador de TV Fabio Fazio disse estar “sem palavras” e garantiu que “não estava preparado para tudo isso”: “Parece impossível. Simplesmente não consigo dizer nada”.   

Para a também apresentadora de TV Simona Ventura, a morte de “Ornella Vanoni, a maior de todas, é uma imensa tristeza”. “Sua música permanecerá para sempre em nossos corações.” A dramaturga italiana Emma Dante revelou que Vanoni havia prometido que iria ao seu “novo show em Milão”: “Eu a esperava ansiosamente. Soube de sua morte por uma querida amiga minha e dela, que me ligou em choque. Ornella morreu, e um pedaço de nossas vidas se vai com ela.” “Com ela se vão sua voz, seu humor, sua curiosidade, sua irreverência, sua visão provocativa das canções de amor, sua melodia, sua beleza e sua paixão pela música, pelos jovens, pelas coisas novas. Sentiremos muito, muito a sua falta, Ornella”, acrescentou Dante. Annalisa, que acabara de se apresentar no Palazzo dello Sport em Roma, comentou emocionada: “Foi uma surpresa terrível, sinto muito mesmo. Ornella era imensa em todas as suas expressões artísticas e humanas. Envio-lhe um abraço, espero que chegue até ela.” A cantora disse ainda que recebeu a notícia enquanto se dirigia à coletiva de imprensa, afirmando estar “um pouco despreparada para comentar isso”.   

A artista Iva Zanicchi também prestou homenagem nas redes sociais, lembrando a amizade com Vanoni: “Minha amiga Ornella Vanoni faleceu. Isso é uma brincadeira, Ornella, que você não deveria ter feito comigo. Falei com você há uma semana e você me repreendeu carinhosamente, como sempre. Segui seu conselho; hoje mesmo eu teria te ligado para dizer que segui seu conselho e cortei o cabelo do jeito que você queria.” Zanicchi destacou ainda a carreira da falecida: “Você foi uma grande cantora, sem dúvida, a maior cantora italiana. Quando você cantava, sua música, sua voz, tocavam o coração. Eu te amava muito e te respeitava. Estou rezando por você, querida”.   

Entre as homenagens, Gino Paoli publicou uma foto em preto e branco nas redes sociais, mostrando Vanoni jovem, com as mãos no teclado e ele apoiado no piano. (ANSA).