Irlandeses famosos como o prestigiado diretor de cinema Ashgar Farhadi ou o músico vencedor do Grammy, Kayhan Kalhor, fizeram uma petição para denunciar as sanções dos Estados Unidos contra Teerã e alertaram sobre o impacto que elas terão na população local.

“Mais uma vez, os Estados Unidos impõem sanções contra o Irã (…) Cada iraniano pagará por isso”, escreveu em uma petição, intitulada “Vozes contra sanções”, publicada na quinta-feira no site change.org.

Na segunda-feira, uma segunda bateria de sanções contra o Irã entrou em vigor, depois que Washington decidiu em maio retirar-se unilateralmente do acordo nuclear.

“Os políticos vêm e vão, mas as consequências desastrosas dessas decisões se tornarão um pesadelo para as gerações futuras”, alertam os autores da petição.

Cerca de 5.000 pessoas assinaram esta petição, incluindo diretores de cinema, músicos, militantes e advogados iranianos.

Farhadi ganhou dois prêmios Oscar na categoria de melhor filme em língua estrangeira e Kalhor recebeu um Grammy em 2017.