Com o avanço dos agentes de IA de uso pessoal e corporativo, começam também os conflitos entre as empresas que fazem os agentes e aquelas que têm seus dados acessados por eles. Nesta semana, a Amazon entrou com um processo contra a Perplexity por suposto uso indevido de um agente de IA que faz compras no site de e-commerce de forma automatizada. Segundo a Amazon, o agente ‘se disfarça’ de comprador humano, em vez de se identificar eletronicamente como um robô de IA.
Dessa forma, segundo a Amazon, o agente da Perplexity estaria causando problemas de segurança e abrindo potenciais brechas para acesso indevido a dados de usuários. Do outro lado da história, a Perplexity nega qualquer tipo de ilegalidade e afirma que a Amazon está tentando usar sua força no mercado de e-commerce para impedir a inovação no setor.
O embate é um dos primeiros que devem vir por aí. Afinal, se você usa um agente de IA para chamar um carro via app, pedir comida ou comprar passagens aéreas, por que abriria os apps desses serviços?