Perifer.IA: podcast usa inteligência artificial para amplificar vozes nas favelas

Conteúdo é construído em linguagem acessível e com roteiros produzidos com pautas reais dos territórios

Reuters
Vista aérea da favela de Paraisópolis, em São Paulo Foto: Reuters

O Perifer.IA chega para revolucionar o cenário da mídia, unindo favela, inteligência artificial (IA) e comunicação de impacto. Este é o novo podcast lançado pelo Grupo Cria Brasil, um hub de comunicação especializado em público e linguagem das favelas. Pioneiro no Brasil ao utilizar IA em sua produção, o programa é comandado por Joildo Santos, fundador e CEO do Grupo Cria, e tem como missão amplificar as notícias dos territórios periféricos.

A curadoria editorial do Perifer.IA é baseada em dados, vivências e conteúdos gerados por quem realmente entende do assunto. “Estamos lançando uma nova forma de fazer jornalismo popular e inovador, com roteiros gerados por IA a partir de conteúdos originais elaborados e assinados por mim, publicados em veículos como o UOL e o portal Meio & Mensagem”, afirma Joildo Santos, idealizador do projeto.

Ele ressalta que o podcast “nasce com base real, pensamento estratégico e sotaque de favela”. “A favela sempre produziu notícia, tendência e opinião, mas faltava meios para amplificar essa voz, e é o que estamos fazendo agora com o uso da tecnologia, dando voz à nossa comunidade, fortalecendo narrativas locais e mostrando que aqui também existe inteligência criativa e potencial de negócios para as marcas que quiserem construir presença de verdade nos territórios”, completa o CEO do Grupo Cria Brasil.

Os episódios do Perifer.IA são de curta duração, com uma linguagem direta e acessível. Abordam uma variedade de temas relevantes para as comunidades periféricas, incluindo comunicação estratégica nas favelas, diversidade, segurança pública, educação digital, o papel das marcas na transformação social e muito mais.

As primeiras gravações já estão disponíveis nas redes sociais do Grupo Cria Brasil e de Joildo Santos, e em breve poderão ser encontradas nas principais plataformas de podcasts, marcando um novo capítulo na democratização da informação e na valorização das narrativas da periferia com o apoio da inteligência artificial.