Péricles perde 50 kg sem intervenção cirúrgica; especialista diz como é possível

Cantor perdeu 50 kg sem cirurgia, apenas com mudanças de hábitos

Rodolfo Magalhães
O cantor Péricles Foto: Rodolfo Magalhães

Aos 56 anos, Péricles decidiu mudar de vida. O pagodeiro, dono de uma das vozes mais marcantes da música brasileira, revelou que eliminou 50 kg sem cirurgia bariátrica, apenas com ajustes na rotina, disciplina e acompanhamento profissional. Com 1,90m de altura e pesando atualmente 160 kg, o cantor contou que a transformação trouxe benefícios que vão muito além da balança.

“Optei por não fazer a cirurgia bariátrica. Botei na cabeça que se eu engordei desse jeito, vou emagrecer assim também. E fiz isso, para mim deu muito certo. No meu caso, eu resolvi usar o exercício físico, o acompanhamento médico e alimentação, e deu muito certo”, disse o cantor em entrevista à Trip TV.

A mudança refletiu não apenas na aparência, mas também na performance de Péricles nos palcos. “Hoje estou muito mais ágil. Consigo fazer duas horas de show, andando de um lado para o outro, com muito mais disposição. Isso, de certa forma, potencializou o meu trabalho”, afirmou.

Para Patrick Novaes Aguiar, especialista em fisiologia do exercício, ex-presidente do Conselho Regional de Educação Física, a trajetória do cantor vai além da música e se transforma em exemplo de superação.

“Vamos começar com essa que é sensacional, né? O cantor Péricles demonstra ser um grande artista e um grande motivador, não só em cima dos palcos. Ele mostra que, com força de vontade, disposição e uma dose de motivação extra, no caso dele, o nascimento de uma filha, é possível sair de um quadro de obesidade e ter uma vida melhor. Histórias como a dele inspiram mais de 50% da população brasileira que hoje enfrenta algum tipo de obesidade, e mais de 70% que convive com sobrepeso. Então, o caso do Péricles é sim de se motivar, de se mostrar na imprensa para que outras pessoas se motivem a fazer o mesmo”, explica à IstoÉ Gente.

Segundo o especialista, esse resultado só foi possível porque Péricles contou com acompanhamento de diferentes profissionais e também do apoio familiar.

“Certamente o Péricles foi acompanhado por um médico, um profissional de educação física, um nutricionista e também por um psicólogo. Em casos como esse, é comum que essa equipe converse para chegar no melhor protocolo de emagrecimento para os pacientes. Neste caso ainda, o Péricles teve que ter, obviamente, o apoio da família e de todo o seu ciclo social, porque sem isso ele não conseguiria chegar no resultado que ele chegou. Ou seja, é uma mudança comportamental que o psicólogo precisa andar semana a semana, orientando, observando, vendo toda essa questão hormonal, como ele reage dia a dia para que ele continue firme nesse processo. Mas, fundamentalmente, a família e os amigos foram parte principal nesse projeto.”

Patrick também destaca que os primeiros benefícios dessa transformação aparecem de forma rápida no dia a dia. “Os primeiros benefícios que o cantor Péricles com certeza pôde experimentar no seu processo de emagrecimento foram os processos do dia a dia. Uma noite de sono mais adequada, uma melhor respiração, uma melhor disposição, né? Então, esses são os benefícios imediatos que todas as pessoas que começam um processo de emagrecimento, começam o processo de exercício físico, começam a ter. Então começam com as coisas mais simples, mais disposição, mais energia, mais alegria, melhora o humor.”

Já os efeitos a longo prazo são ainda mais significativos para a saúde. “Os benefícios a longo prazo é a própria vida. Quando você perde peso, você desinflama, você reduz a sua pressão arterial, você reduz níveis de colesterol que prejudicam o seu fígado. Então a sua vida vai ser uma vida mais longeva, com mais qualidade.”

Referências Bibliográficas

Patrick Novaes Aguiar – CREF 3132/DF
Especialista em Fisiologia do Exercício
Ex-Presidente do Conselho Regional de Educação Física
Conselheiro Federal de Educação Física