Péricles lança a segunda parte do projeto “Pagode do Pericão – Ao Vivo em São Paulo”

Gravado no Pavilhão do Anhembi para mais de 20 mil pessoas, audiovisual reúne participações de Seu Jorge, Maria Rita e Thiaguinho

Cantor Péricles
Cantor Péricles Foto: Fotos: Will Aleixo/Caio Duran/Duda Aquino

No dia 4 de julho, o cantor Péricles lança a segunda parte do projeto “Pagode do Pericão – Ao Vivo em São Paulo”, gravado no Pavilhão do Anhembi, durante a comemoração dos 471 anos da capital paulista. Diante de mais de 20 mil pessoas, o cantor recebeu Thiaguinho, Maria Rita e Seu Jorge, que voltam a dividir os vocais com ele nesta continuação do registro.

O lançamento acontece à meia-noite nas plataformas de música. A faixa que abre essa nova fase é “Quando a Gira Girou”, clássico de Zeca Pagodinho, que estreia no YouTube ao meio-dia. Às 20h, a versão completa da Parte 2 será liberada no canal oficial do cantor.

Entre os destaques, Thiaguinho canta com Péricles “Mais Forte que Eu”, sucesso do Exaltasamba. “Essa é uma música que o Exalta gravou antes da minha entrada. Eu sempre pedia para o Pericão cantar. Cantávamos juntos no ônibus, nas resenhas, nos churrascos e depois nos pagodes que a gente fazia com o grupo. Chegou o dia de eternizar essa canção. Eu, que participei do primeiro álbum do Pagode do Pericão, fico muito feliz em ver que a festa cresce cada vez mais. É impossível ela chegar ao tamanho do talento, do carisma e de tudo que ele merece, mas que ela consiga se aproximar da realeza que é o Péricles”, afirma.

Maria Rita interpreta com Péricles a canção “Água de Chuva no Mar”, de Beth Carvalho. “Minha relação com o Péricles é de fã, e acho ele uma das vozes mais lindas do Brasil. Foi um dos momentos mais fortes do meu ano de 2024 quando ele me fez esse convite — um presente, um atestado de que a minha trajetória no samba está sendo vista, acolhida e compreendida. Ele é um dos maiores que a gente tem”, diz a cantora.

Seu Jorge revive o clássico “A Amizade”, do Fundo de Quintal. “Estou muito honrado em estar com esse cara que está há muitos anos na música e que, ao longo da sua carreira, tem demonstrado tanto afinco, tanto empenho, tanto profissionalismo e uma busca intensa pela beleza. Espero que a gente possa cantar muitas e muitas vezes nessa nossa vida. Obrigado pela possibilidade de estar com você no seu pagode. Nós sabemos que o Brasil ama esse homem profundamente. Eu não sou diferente do país, eu também sigo essa mesma corrente”, declara.

O repertório também traz releituras de canções de Emílio Santiago, Agepê, Grupo Só Preto Sem Preconceito, Xande de Pilares, Almir Guineto, Grupo Samprazer, entre outros nomes da história do samba e do pagode.

“Cantar sambas que moram no nosso coração é sempre especial, e fico muito honrado por dividir o palco com artistas que admiro tanto. O Seu Jorge é um grande expoente da música brasileira, que leva nossa arte e cultura para todos os cantos do mundo. O Thiaguinho é um irmão que a vida me deu, e nossa parceria é e sempre será eterna. E a Maria Rita tem uma voz única e um talento excepcional. Momentos como esses são inesquecíveis. É uma grande reunião para comemorar a vida e espalhar alegria pelo mundo.”

Após os sucessos das edições de 2019 e 2022, Péricles retornou com o projeto Pagode do Pericão em uma turnê nacional, que passou por Brasília/DF, Salvador/BA, Vitória/ES, São Paulo/SP, Recife/PE, Belo Horizonte/MG, Santos/SP, Ribeirão Preto/SP, Florianópolis/SC, Curitiba/PR e pelos Estados Unidos. As apresentações de Brasília e São Paulo deram origem aos dois registros audiovisuais da label. O encerramento da turnê será em 28 de setembro, no Rio de Janeiro, com participações de Thiaguinho e Ferrugem.

PAGODE DO PERICÃO – AO VIVO EM SÃO PAULO – PARTE 2

1 – Quando a Gira Girou (Claudio André Guimarães / Sérgio Roberto Serafim)
2 – Saigon (Carlos Eduardo Cezar de Andrade / Paulo César Feital / Cláudio Brandini Cartier)
3 – Mais Forte que Eu – Péricles e Thiaguinho (Chrigor / Izaias Marcelo / Péricles)
4 – Deixa Eu Te Amar (Agepê / Camillo / Mauro Silva)
5 – Pra Não Me Ver Chorar (Fernando Paz / Mário Sérgio Ferreira Brochado)
6 – Água de Chuva no Mar – Péricles e Maria Rita (Carlos Caetano / Gerson Gomes / Wanderley Monteiro)
7 – Novos Tempos (Jorge Aragão)
8 – Saudade Louca (Acyr Cruz / Arlindo Cruz / José Franco Lattari)
9 – A Amizade – Péricles e Seu Jorge (Cleber Augusto / Djakna Falcão / Bicudo)
10 – Meiguice Descarada (Ratinho / David Correa)
11 – Deixa Clarear (Billy SP / Nassor Pereira Santos)