Edição nº2521 13.04 Ver edições anteriores

Pergunta sem resposta

A indagação é de um membro da equipe de Raquel Dodge, procuradora-geral da República. “Por que Rodrigo Janot optou por tornar pública a gravação da conversa de Joesley Batista no Jaburu antes de colher outros flagrantes, bem mais contundentes, que já estavam combinados com o dono da JBS?”. Um deles, segundo o mesmo procurador, seria um encontro de Rodrigo Rocha Loures no apartamento do empresário, em Nova York, onde o deputado, íntimo do presidente da República, seria filmado recebendo dinheiro vivo. O bolo da cereja preparado para essa ocasião era um telefonema para Michel Temer.

Trabalho
Patinando

Tendo como uma de suas metas “debater soluções para a geração de empregos no Brasil”, nas palavras de seu secretário-executivo Luis Barbosa, o Conselho Nacional do Trabalho terá que se esforçar para dar resultados. Instalado há quase um ano e sem sequer compor todas as suas câmaras técnicas, o colegiado se reuniu na quarta-feira 4, em Brasília. A pauta esvaziada, com velhos temas, trouxe a desconfiança de que o CNT existe apenas para “sugerir” um diálogo tripartite (governo/trabalhadores/empregadores) no País.

Eleições
Só manobra?

Um interlocutor constante de Michel Temer disse à coluna que a candidatura do presidente a mais um mandato, anunciada à última edição da “Isto É”, não é para valer. Como assim??? Ele explica: “Defender o seu governo enfrentando o risco de uma derrota acachapante nas urnas é risco que ele não vai correr. O legado está na recuperação da economia – e os números
se imporão a qualquer análise futura. Os gráficos estarão lá, com suas curvas incontestáveis”. Então, por que ele se declarou candidato?? “Para manter a base unida. Se ele não o faz, não sobra um para apagar a luz”.

Estatais
Novo dono
Enquanto na Bahia em Sergipe há aflição em função do risco de fechamento das fábricas de fertilizantes da Petrobrás, a história tem final feliz no Mato Grosso do Sul. O grupo russo Acron está prestes a assumir a UFN-III, em Três Lagoas, cuja obra parou em 2014, devido à crise na estatal. Passa a terceiros porque mudou o plano de negócios da empresa. A plena carga produzirá 2.200 toneladas /dia amônia, 3.600/dia de uréia e 290 toneladas/dia de CO2. Com a retomada da construção, a previsão é tudo estar 100% em março de 2022.

Reforma
Últimos suspiros

Está a caminho do cemitério a MP 808, editada com ajustes à reforma trabalhista. Data do sepultamento: dia 23 agora. Contribui para os últimos suspiros o corpo mole do presidente da Câmara Rodrigo Maia, que não coloca a matéria em votação. A “paciente” sofre também com o descaso do governo e do presidente do Senado, Eunício de Oliveira. Para conseguir a aprovação da nova CLT, em 2017, ambos prometeram ajustes a seguir. Imperfeita, a MP tinha virtudes como restrições ao trabalho de grávidas em locais insalubres e regular a previdência social do empregado em regime de tempo parcial. Feito
o “enterro” prevalecerá o texto sancionado por Michel Temer, em novembro passado.

PT
Ato nulo

Mauro Pimentel

Antes de ser surpreendido com a decisão do STF e do juiz Sérgio Moro, o PT discutia outros planos para a sua estrela maior. A caravana de Lula retomaria a estrada em abril, pelo interior de São Paulo e depois as regiões Centro-Oeste e Norte. A nova estratégia contemplava evitar atritos como os ocorridos na passagem por dez cidades gaúchas, no mês passado. O coordenador da equipe Marcio Macedo, um dos vice-presidentes do PT, agora avalia se o movimento continua, tendo Dilma Rousseff como protagonista.

Presidente
Além do gesto

Andre Coelho

Em aparições, ênfase nas mais recentes, Michel Temer esfrega as mãos sem parar enquanto fala. A Coluna ouviu a especialista em media training, jornalista e escritora Olga Curado para saber por quê. “Ele as usa para enrolar a situação e embrulhar a audiência. Sem dúvida distrai, mas deixou de ser escolha e ficou uma marca pessoal, pela repetição e personalidade”.
Olga foi responsável por instalar o “padrão Globo de qualidade” nos anos 90 e já orientou muitos políticos e empresários. “Pessoas desenvolvem características que passam a fazer parte delas. No caso, “vou dar um jeito” e enrolar. É como se estivesse tentando misturar a percepção do outro e mostrar o que interessa, jogando fora o que não lhe é favorável” conclui. Em se tratando de Temer, pode ser visto ainda como se estivesse lavando as mãos … Tipo Pôncio Pilatos?

Indústria
As mulheres … e os sapatos

No ano passado, a indústria nacional de calçados produziu 909 milhões de pares – 10 milhões a mais que em 2016. O faturamento das empresas somou R$ 21 bilhões. Apesar dos bons resultados, o Brasil foi ultrapassado pelo Vietnã (971 milhões), ocupando agora a quarta posição no mundo, no ranking dos fabricantes. O primeiro lugar é da China (11,1 bilhões). Para o mercado interno foram destinados 805 milhões de pares – incríveis 65% para o público feminino.

Love Story
Fim de festa

O escritório de um renomado advogado de família no Rio de Janeiro foi procurado, pouco antes da Páscoa, por uma jovem e vistosa senhora interessada em divorciar-se. O marido (ainda) é famoso um ex-deputado engaiolado pela Lava Jato.

União
Na sequência

Depois que a ministra Grace Mendonça fechou o acordo dos planos econômicos, os ministros do STF não perdem oportunidade em mandar à Advocacia Geral da União pedidos de conciliação envolvendo causas que tramitam na Corte. Nos últimos meses foram 16. O último, aceito na terça-feira 3, foi encaminhado por Alexandre de Moraes. A campeã de envios, no entanto, é Rosa Weber – quatro pedidos.

Empreiteiras
Em segurança

Divulgação

Investigadores da Polícia Federal descobriram que a Andrade Gutierrez mantinha dois cofres em sua sede de São Paulo só para guardar dinheiro destinado ao suborno de políticos e diretores de estatais. A distribuição das quantias era feita pelos irmãos Samir e Adir Assad (foto). A dupla confessou ter movimentado mais R$ 1,6 bilhão nessas entregas.

ARTE
O verdadeiro festival

A nossa política está um verdadeiro circo. E em meio ao picadeiro do mal, há boa notícia para os verdadeiros artistas desse setor. Pela primeira vez, o Brasil será palco de festival mundial do gênero. O “Oscar do Circo” será de 2 a 6 de maio, no Anhembi, sob uma lona de 3,5 mil metros quadrados. O festival foi criado em 1974 pelo Príncipe Rainier III com o nome de Monte-Carlo International Circus Festival.

EUA
Ausência inesperada

André Nicolau

Anitta é uma das estrelas do Brazil Conference, em Harvard, organizado por alunos brasileiros da universidade e do MIT. A diversidade dos painéis é grande, da cultura ao combate à corrupção, passando pelos 30 anos da nossa Constituição. Esses dois últimos temas terão como conferencistas Raquel Dodge, Luis Roberto Barroso e Nelson Jobim. Marielle Franco era outra convidada.

 

 


Mais posts

Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.