Perfioplastia: entenda o procedimento estético facial realizado por Mel Maia

Reprodução/Instagram
Mel Maia antes e depois da perfioplastia Foto: Reprodução/Instagram

Os procedimentos estéticos são alternativas buscadas por pessoas de todas as idades, inclusive os mais jovens, como Mel Maia, de 19 anos. Nesta semana, a atriz se submeteu a uma perfioplastia e exibiu novos traços faciais.

A perfioplastia é um dos destaques quando o assunto é harmonização facial. A técnica é baseada em procedimentos para melhorar o perfil do rosto (visão lateral), harmonizando nariz, lábios e mento (queixo) de uma forma natural, respeitando os limites anatômicos de cada paciente, conforme explica o dentista Karim Salman, da clínica JK Estética Avançada.

Responsável por cuidar da beleza de diversos famosos, como Simone Susinna, Carlinhos Maia, Christina Rocha, Brunna Gonçalves e Letícia Bufoni, Karim esclarece que a técnica é recomendada para “aqueles que apresentam desarmonia entre o nariz, lábios e mento”. “Como exemplo, posso citar a falta de projeção do mento, um nariz com a ponta mais caída ou até mesmo um lábio com proporções não favoráveis para aquela face”, detalha. 

A perfioplastia tem duas alternativas: não definitiva (realizada com preenchedores de ácido hialurônico) e definitiva (a partir de cirurgias plásticas como rinoplastia, mentoplastia ou cirurgia ortognática).

“Os casos em que realizamos de forma não definitiva costumam ser bem tranquilos, sob anestesia local. O procedimento dura em média de 1 hora. O resultado imediato já é aparente, mas ainda há um edema (inchaço) inicial, que tende a melhorar em poucos dias. A duração dos resultados pode variar dependendo da escolha do material (reticulação do ácido hialurônico), a região que foi aplicado o produto e o metabolismo do paciente. Mas em média, podemos dizer que dura uns 12 meses”, pontua Karim.

O procedimento é contraindicado para gestantes, pessoas com doenças sistêmicas descompensadas ou alérgicas aos produtos utilizados na harmonização facial não definitiva.

Se atentar ao profissional é essencial para bons resultados da técnica, que pode ser realizada por especialistas da área da saúde com formação em harmonização facial e sob autorização do conselho de classe, como médicos e dentistas. Contudo, cirurgias plásticas só podem ser efetuadas por cirurgiões plásticos habilitados.