O perfil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Twitter defendeu o australiano Julian Assange, fundador do site Wikileaks e preso na última quinta-feira em Londres. “O Assange é um herói do nosso tempo. Suas ações contribuíram para desvendar a manipulação dos fatos pelos serviços de inteligência dos EUA. Fez mais pela democracia no mundo do que muitos líderes eleitos”, disse a mensagem publicada no perfil de Lula, preso há um ano em Curitiba.
O Assange é um herói do nosso tempo. Suas ações contribuíram para desvendar a manipulação dos fatos pelos serviços de inteligência dos EUA. Fez mais pela democracia no mundo do que muitos líderes eleitos. #FreeAssange #RecadoDoLula
— Lula (@LulaOficial) April 12, 2019
Assange, que vivia havia sete anos na embaixada do Equador na capital britânica, foi preso após perder seu asilo diplomático.
Em 2010, o Wikileaks publicou milhares de documentos das Forças Armadas norte-americanas sobre as guerra do Afeganistão e Iraque, além de comunicados diplomáticos. Os EUA acusam Julian Assange de conspiração por tentar acessar dados confidenciais de um computador do governo americano.