Peregrinação com água abençoada pelo Papa passará pela COP30

SÃO PAULO, 31 OUT (ANSA) – A partir do dia 2 de novembro, o Brasil receberá a peregrinação simbólica da água abençoada pelo papa Leão XIV, durante uma conferência realizada em Castel Gandolfo, em outubro passado, no marco dos 10 anos da encíclica Laudato Si’.   

Durante o evento, o Pontífice abençoou um bloco de gelo proveniente da Groenlândia, como sinal da urgência diante da crise climática global. A água resultante do derretimento desse fragmento agora percorrerá diferentes locais do país.   

Intitulada “Da Groenlândia à Amazônia”, a peregrinação inédita busca unir fé, ciência e compromisso com o cuidado da Casa Comum. O percurso incluirá o Santuário Nacional de Aparecida (SP), o Cristo Redentor (RJ) e Belém (PA) ? onde o símbolo será apresentado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).   

Organizada pelo Movimento Laudato Si’, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa representa a presença pastoral e profética da Igreja no debate climático global, reforçando a mensagem de que “cuidar da Casa Comum é uma dimensão de fé e justiça”.   

Além de seu caráter simbólico, a ação tem como objetivo sensibilizar fiéis, lideranças religiosas e a sociedade civil sobre a necessidade de respostas urgentes e concretas diante da crise climática.   

Leão XIV abençoou o fragmento de gelo proveniente da Groenlândia, como sinal da urgência climática planetária, durante a conferência Raising Hope for Climate Justice (“Espalhando Esperança pela Justiça Climática”), entre os dias 1º e 3 de outubro, em Castel Gandolfo, na Itália.   

A água resultante desse gelo foi confiada ao Movimento Laudato Si’ como símbolo da conversão ecológica e da justiça socioambiental, representando o elo espiritual e ambiental entre o Polo Norte e a Amazônia.   

Confira a programação – Aparecida (SP) – No dia 2 de novembro, às 8h, o Santuário Nacional de Aparecida receberá uma missa presidida por dom Orlando Brandes, com um momento simbólico envolvendo a água abençoada. A celebração será transmitida pela TV Aparecida.   

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 3 de novembro, às 17h, o Santuário Cristo Redentor sediará uma celebração ecumênica conduzida pelo Padre Omar Raposo, reunindo representantes da Igreja, de organizações da sociedade civil e lideranças socioambientais.   

Belém (PA) – No dia 10 de novembro, às 19h, a água integrará a Missa de acolhida na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, e retornará em um momento especial no dia 12, durante a abertura da COP30. (ANSA).