Peregrinação a Meca chega ao Monte Araft

SÃO PAULO, 20 AGO (ANSA) – Cerca de 2 milhões de peregrinos muçulmanos se reuniram nesta segunda-feira (20) no vale do monte Arafat, na Arábia Saudita, para participar de um dia de oração, principal fase do hajj – peregrinação anual a Meca.   

De acordo com a tradição muçulmana, os peregrinos, vestidos com túnicas brancas, clamam por um dia de arrependimento e súplica no local onde os muçulmanos acreditam que o profeta Maomé fez seu último sermão antes de sua morte.   

Os muçulmanos acreditam que a oração neste dia no monte Arafat, a cerca de 20 quilômetros a leste da cidade sagrada de Meca, é a melhor chance deles de apagar os pecados do passado e começar de novo.   

Com as mãos para o alto, os fiéis repetiram “Allahu Akbar” (“Deus é grande”, em árabe) antes de declarar que “o único Deus é Alá”.   

Após a oração, os muçulmanos vão seguir para Mozdalifa, onde vão recolher pedras para o apedrejamento das colunas que representam Satanás. O hajj é encerrado nesta terça-feira (21) durante a Festa do Sacrifício, ou Eid al-Adha, celebração mais sagrada do Islã. A carne do sacrifício dos animais é divida em três partes: um pedaço para os familiares, outro para amigos e, por fim, para os pobres e necessitados. Ao longo dos anos, a peregrinação a Meca já deixou diversos mortos em decorrência de tumultos e confrontos. Em 24 de setembro de 2015, um tumulto de peregrinos matou pelo menos 2.426 pessoas. (ANSA)