Peppa Pig, de símbolo subversivo a superestrela no Ano do Porco na China

Peppa Pig, de símbolo subversivo a superestrela no Ano do Porco na China

Outrora desprezada na China por ter se convertido em um símbolo subversivo, a porquinha rosa Peppa Pig, personagem de um popular desenho animado britânico, passou a ser uma verdadeira estrela na véspera da chegada do Ano do Porco.

Na terça-feira começa o Ano Novo Lunar. E, há várias semanas, a porquinha Peppa Pig invadiu as estantes das lojas, dos pacotes de biscoito aos bichos de pelúcia, passando por estojos e chaveiros.

Muito criticada no ano passado por um meio de comunicação estatal, que a acusava de ser usada como um símbolo da contracultura, este ano volta com força ao cinema (“Peppa Pig celebra o Ano Novo chinês”), em um filme que estreia esta semana.

Neste longa-metragem, produzido por China e Reino Unido, a porquinha estará acompanhada de dois novos amigos, “Jiaozi” (Guioza) e “Tang Yuan” (Bolinho de arroz viscoso), chamados assim em alusão a duas especialidades culinárias chinesas típicas das festas.

Peppa Pig conta as aventuras de uma jovem porquinha brincalhona que gosta de pular na lama, de seu irmão George e de seus pais. Seu desenho é muito popular entre as crianças chinesas.

– Censurada no TikTok –

No final de 2018, a gêmeas chinesas de cinco anos Mi Ai e Mi Ni gravaram um vídeo no qual pediam para encontrar a rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Isso ocorreu depois que as meninas viram em um episódio como a sua heroína favorita conhecia a soberana.

O vídeo teve cinco milhões de visualizações e um impacto tão grande que as irmãs foram convidadas – diante dos meios de comunicação – a tomar chá com a embaixadora britânica em Pequim. Esta prometeu a elas uma visita ao Palácio de Buckingham.

“É realmente divertido e os diálogos são fáceis de entender”, declarou sua mãe, Bella Zhang, explicando a simpatia que suas filhas têm por esse desenho.

Peppa Pig foi transmitida pela primeira vez neste país em 2015. Mas em maio de 2018, 30.000 vídeos que continham a personagem foram retirados do popular aplicativo chinês TikTok. Meios de comunicação relacionados com o Partido Comunista Chinês (PCC) criticaram a manipulação da qual estava sendo alvo a inofensiva personagem.

Internautas usavam a sua imagem para elaborar outras imagens, vídeos, rótulos virtuais e tatuagens com mensagens divertidos, subversivas, zombeteiras com o poder e, inclusive, pornográficas.

Uma contracultura que “não se deve permitir destruir a infância de nossos jovens e quebrar as regras”, defendia em abril um editorial do Diário do Povo, jornal oficial do PCC.

– Vídeo viral –

Os episódios de Peppa Pig registraram 60 bilhões de visualizações nas principais plataformas de vídeo on-line da China, afirma à AFP Jamie MacEwan, do gabinete britânico Enders.

“Esta cifra era de 24,5 bilhões em maio de 2017. Assim, pode-se ver que o interesse por esse desenho está aumentando”.

Recentemente, o filme deu lugar a um anúncio com atores reais que se tornou viral. “O que é Peppa?” foi visto mais de 1,6 bilhão de vezes na rede social Weibo.

O clipe descreve um aldeão que fabrica, a partir de objetos reciclados, um brinquedo que representa a porquinha, com a intenção de agradar a sua neta, criada na cidade e que voltará a vê-lo no Ano Novo.

O longa-metragem já reportou, antes de seu lançamento, o faturamento de 12 milhões de iuanes (1,6 bilhão de euros) na pré-venda de ingressos.

Em um país no qual o porco simboliza a riqueza, os produtos relacionados a Peppa Pig são muito demandados.

Mas o sucesso da personagem é uma faca de dois gumes para a empresa canadense Entertainment One, produtora do desenho, pois as imitações florescem na China.

Em 2018, foram apreendidas mais de meio milhão de falsificações, e dezenas de milhares de anúncio de venda on-line foram suprimidos, indicou à AFP um porta-voz da companhia. “Na China temos uma equipe encarregada deste problema e que já lidou com muitos casos”.