Pepe Mujica revela que câncer se espalhou para o fígado: ‘Estou morrendo’

Eitan ABRAMOVICH / AFP
Foto: Eitan ABRAMOVICH / AFP

O ex-presidente uruguaio José Alberto Mujica, conhecido como Pepe Mujica, de 89 anos, declarou em uma entrevista ao jornal “Búsqueda” concedida nesta quinta-feira, 9, que o câncer de esôfago que sofria se espalhou para o fígado e não há mais possibilidade de tratamento.

“Meu ciclo acabou. Honestamente, estou morrendo”, afirmou Mujica, pontuando que pretende descansar e não quer mais dar entrevistas. “Nem o tratamento bioquímico nem a cirurgia me cabem porque meu corpo não aguenta.”

+ Ex-presidente uruguaio ‘Pepe’ Mujica se recupera após cirurgia de câncer de esôfago

+ Ex-presidente uruguaio Mujica acredita em revolução ‘dentro’ da Venezuela

O ex-presidente do Uruguai foi diagnosticado com câncer de esôfago em abril de 2024 e passou por diversas intervenções desde então, segundo o jornal “La Nación”. Mujica realizou uma cirurgia em dezembro do ano passado, quando recebeu um aparelho que o permitiu se alimentar e se hidratar melhor.

“Vou morrer aqui”, pontuou Mujica sobre a fazenda Rincón del Cerro, onde vive com a esposa. O ex-presidente apontou que a eleição de Yamandú Orsi, da Frente Ampla, no Uruguai o deixou “orgulhoso” e permitiu que ele deixasse o mundo “com calma e agradecido”. “No dia seguinte que ganhou as eleições, ele [Orsi] veio me ver de manhã. Nunca mais falei com ele.”

Mujica foi presidente de 2010 a 2015, sendo ex-guerrilheiro, o político passou 13 anos preso em condições desumanas durante o período da ditadura militar do Uruguai, que durou de 1973 a 1985. O ex-chefe de estado é uma das figuras mais emblemáticas da esquerda na América Latina.

Em uma mensagem, Mujica apontou que cometeu um erro no passado como guerrilheiro ao não lutar pela democracia. “Não há nada como a democracia. […] Não é a sociedade perfeita, é a melhor possível”, reiterou.

*Com informações da AFP