Penúltimo romance de Machado de Assis ganha edição de luxo em capa dura

Penúltimo romance de Machado de Assis ganha edição de luxo em capa dura

Um dos maiores autores da história da literatura brasileira, senão o maior, Machado de Assis acaba de ganhar mais uma luxuosa edição em capa dura de uma de suas obras: “Esaú e Jacó”, pela editora Antofágica.

O livro, que é seu oitavo e penúltimo romance, conta a história dos gêmeos Pedro e Paulo, que brigavam desde a barriga da mãe. Ela, curiosa sobre o futuro das crianças, procura uma vidente para saber o que o destino as reserva: um futuro grandioso. Desta forma, Pedro e Paulo nasceram e cresceram sob essa promessa, mas desde o início personificam forças opostas e dividem o amor dessa mesma mulher.

Na obra, Machado de Assis leva ao limite os jogos de oposição que estruturam a vida, enquanto traça um retrato mordaz de um país segmentado. Tudo isso feito com a qualidade e a ironia já tão características de sua escrita – que segue encantando e divertindo os leitores até os dias de hoje.

A edição da Antofágica conta com mais de 50 artes de Pedro Meyer, artista e professor da UFRJ/EBA, além de apresentação do escritor Stefano Volp, autor de “Homens Pretos (Não) Choram” e “Santo de Casa”, e duas videoaulas sobre o livro com Raphael Valim, especialista em Machado.

Nos posfácios, Rogério Fernandes dos Santos, professor de teoria literária e literaturas de língua portuguesa da UEPB, analisa a complexa estrutura ficcional machadiana; Fabiane Guimarães, autora de “Apague a Luz Se For Chorar”, faz uma conexão entre a personagem Natividade e a experiência materna; e Sidney Chalhoub, professor de história na Universidade de Harvard, traça um panorama sobre o contexto histórico brasileiro retratado por Machado de Assis.

Penúltimo romance de Machado de Assis ganha edição de luxo em capa dura

“Esaú e Jacó”, de Machado de Assis
Antofágica
448 págs.
R$ 129,90