O Pentágono, nos Estados Unidos, anunciou que pretende tornar público algumas descobertas sobre OVINIs (Objeto Voador Não Identificado). A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times na quinta-feira (23).

De acordo com o jornal, um relatório do Comité do Senado dos Estados Unidos descreve as despesas do governo com agências de inteligência, como o programa “Força-Tarefa de Fenômeno Aéreo Não-Identificado”.

Segundo o documento, a iniciativa busca “padronizar a coleta e a comunicação” sobre avistamentos de OVNIs. O foco principal do programa é descobrir se governos de outros países estão utilizando tecnologia de aviação inovadora, que tenha potencial para ameaçar os EUA.

Em entrevista ao The New York Times nesta semana, um consultor do Pentágono, o astrofísico Eric W. Davis disse que chegou a informar o departamento de defesa norte-americano, em março deste ano, sobre a possível existência de “veículos incríveis que parecem de outro planeta”.

A declaração dada ao jornal aconteceu após o consultor da agência norte-americana citar descobertas de artefatos altamente incomuns. Ao concluir a análise sobre os supostos OVNIs, Eric concluiu que “não poderíamos fazer isso [materiais] sozinhos”.

Além do desconhecimento da origem desses materiais, o senador norte-americano Marco Rubio disse que está preocupado com a possibilidade dos “OVNIs” serem tecnologia de outros países.

“Temos coisas voando sobre nossas bases militares e lugares onde estamos realizando exercícios militares e não sabemos o que é nosso ou não”, disse Rubio.

“Eu diria que, francamente, se é algo de fora deste planeta, isso pode ser realmente melhor do que o fato de termos visto algum salto tecnológico em nome dos chineses, russos ou algum outro adversário”, completou.

Para o senador, os registros “exibem, potencialmente, tecnologias que você não tem à sua disposição, tornando-os um risco à segurança nacional”, disse Rubio.