Nesta terça-feira (25), após a secretária de Saúde Mayra Pinheiro depor na CPI da Covid-19, a palavra pênis começou a viralizar nas redes sociais.

Durante seu depoimento, Mayra disse que colocaram um “pênis na porta da Fiocruz”. A afirmação foi feita após um questionamento na CPI devido a um áudio que circulou na internet. O pênis em questão era o logotipo de aniversário de 120 anos da Fiocruz.

“Os 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz foram marcados por muitos acontecimentos e feitos grandiosos, que mudaram a vida da população brasileira e da ciência mundial. Durante esse longo período, a Fiocruz reafirmou o seu compromisso com a pesquisa científica, com a inovação e a defesa do acesso universal à saúde, para dar respostas às demandas da sociedade. As intensas e cada vez mais aceleradas transformações sociais do mundo desafiam a Fiocruz e, ao mesmo tempo, são o combustível para a instituição reforçar sua vocação pioneira na área da saúde e da ciência. Nestes 120 anos, muitos desafios construíram a trajetória da instituição e continuarão a escrever novos capítulos da história da Fiocruz”, dizia o site oficial da entidade.