NOVA YORK, 7 JAN (ANSA) – A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, defendeu nesta quinta-feira (7) que o presidente Donald Trump seja retirado do cargo imediatamente, por meio da 25ª emenda constitucional.

“Ontem, o presidente dos Estados Unidos incitou uma insurreição armada contra a América”, afirmou Pelosi. “Os dias que faltam [do mandato de Trump] podem ser um show de horrores para a América”, defendeu ela.

O presidente ainda tem mais 13 dias no cargo, já que a posse de Biden está marcada para o próximo dia 20 de janeiro.

A 25ª emenda é acionada pelo vice-presidente e pela maioria dos membros de seu gabinete, quando o então chefe de Estado é considerado incapacitado de liderar a nação.

Caso a emenda não seja acionada, Pelosi disse estar disposta a seguir com um processo de impeachment contra o republicano.

A declaração foi dada um dia depois de Trump incentivar seus apoiadores, que invadiram o Congresso dos EUA, em Washington, onde ocorria a certificação da vitória do democrata Joe Biden nas eleições de novembro. O ato foi condenado por diversas autoridades e entidades internacionais, sendo que muitas classificaram o episódio como uma “ataque contra a democracia” da maior potência mundial. (ANSA)