Pelo menos oito civis morreram em bombardeios na Ucrânia

Uma mulher e sua filha de 11 anos morreram nesta terça-feira (10) em bombardeios russos contra a cidade de Sloviansk, na região de Donetsk, leste da Ucrânia, anunciaram autoridades ucranianas.

Na parte da região de Zaporizhzhya sob ocupação russa, os ataques ucranianos causaram cinco mortos e nove feridos, afirmou Natalia Romanitchenko, chefe do distrito municipal de Vasylivka, sob autoridade de Moscou.

Além disso, um homem também morreu após um ataque com drone ucraniano na região russa de Belgorod, segundo autoridades locais.

Outras 16 pessoas ficaram feridas nos bombardeios russos contra Sloviansk, realizados com “seis bombas planadoras” lançadas por aviões, indicou a Promotoria Regional ucraniana no Telegram, em um balanço atualizado.

As autoridades divulgaram imagens de vários edifícios em chamas, com janelas destruídas e ambientes cobertos de escombros.

A região de Donetsk, palco de intensos combates, está parcialmente sob controle das forças de Kiev. É uma das quatro regiões ucranianas cuja anexação é reivindicada pelo Kremlin, além da península da Crimeia.

As forças russas encontram-se atualmente a cerca de 15 quilômetros de Sloviansk, que tinha cerca de 100 mil habitantes antes da invasão de 2022.

bur-cmk/rco/mda/erl/mb/jc/aa/rm/am