Apesar de alguns jogos já estarem acontecendo, como os de softbol e futebol, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos só ocorrerá na próxima sexta-feira, das 8h às 11h30 no horário de Brasília.

Cavaleiro australiano está fora das Olimpíadas após ser pego no doping

Simone Biles deixa Vila Olímpica e se muda para hotel

COI anuncia cidade australiana de Brisbane como sede dos Jogos Olímpicos de 2032

Como é de costume, diversos líderes de países e organizações internacionais estarão presente e participarão da cerimônia. Entretanto, por conta das restrições devida a pandemia, esse número de representantes será bastante reduzido. Em 2016, por exemplo, cerca de 40 líderes estiveram presentes na abertura dos Jogos no Brasil, 25 a mais do que os 15 confirmados para essa edição.

Entre as principais lideranças que confirmaram presença na cerimônia, estão, por exemplo:  Emannuel Macron (presidente da França), Luvsannamsrai Oyun-Erdene (primeiro-ministro da Mongolia) e Jill Biden (primeira-dama dos Estados Unidos).

Segundo o porta-voz japonês, a presença de líderes mundiais será para o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, “uma oportunidade valiosa para fortalecer a confiança pessoal”, principalmente nesse momento em que as reuniões presenciais estão bastante limitadas devido a pandemia.