Mundo

Pelo menos 13 mortos em dois massacres na Colômbia

Pelo menos 13 mortos em dois massacres na Colômbia

Pelo menos 13 pessoas morreram em dois novos massacres relatados por autoridades em diferentes regiões da Colômbia - AFP

Pelo menos 13 pessoas morreram em dois novos massacres relatados neste domingo (22) por autoridades em diferentes regiões da Colômbia. Cinco delas eram cafeicultores.

Os crimes ocorreram nos departamentos de Antioquia (noroeste) e Cauca (sudoeste), os mais afetados pela onda de massacres que o país vive este ano.

No município de Betania, Antioquia, cinco catadores e outros três trabalhadores foram mortos em um ataque a uma fazenda ocorrido na noite de sábado para domingo.

“Cerca de dez homens fortemente armados (…) entraram em um dos quartos da fazenda La Gabriela” e “atiraram indiscriminadamente” contra as pessoas que ali estavam, disse à AFP Carlos Villada, prefeito do município.

Segundo Villada, os homens procuravam três pessoas que estavam alojadas no quarto desde o dia anterior.

O ataque, que também deixou três feridos, pode ser devido a uma disputa pelas “praças de vício” (zonas de tráfico de drogas) da cidade cafeteria.

Já em Argelia, Cauca, pelo menos cinco pessoas morreram e mais duas ficaram feridas em três ataques perpetrados na mesma noite por um homem que entrou atirando em um salão de bilhar, um bar e uma discoteca.

A prefeitura expressou em nota a preocupação com a “possível sistematicidade” dos fatos, semelhantes aos ataques de pistoleiros ocorridos recentemente na área contra boates e pessoas em vias públicas.

Guerrilheiros do ELN, dissidentes das FARC, paramilitares e narcotraficantes estão lutando pelas receitas do narcotráfico e da mineração ilegal no problemático departamento de Cauca, bem como por uma rota do narcotráfico que sai do Pacífico para a América Central e os Estados Unidos.

Este ano, a Colômbia é palco de uma das piores sequências de ataques de grupos armados desde a assinatura da paz entre o governo e a então guerrilha das FARC em 2016.

Antioquia e Cauca concentram 30 dos 76 massacres – ou assassinatos de pelo menos três pessoas no mesmo evento – registrados este ano no país pelo observatório independente Indepaz.

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel