O futebol está de luto. Morreu nesta quinta-feira (29), o Rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aos 82 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O mineiro, nascido em Três Corações, deixou a esposa, Márcia Aoki, com quem estava casado desde 2016. O tri campeão mundial pela Seleção Brasileira tentava se curar de um tumor de cólon.
Ao longo da carreira e até após a sua aposentadoria, o Rei do Futebol foi homenageado de diversas formas. Entre elas estão as inúmeras composições de músicas que foram gravadas e regravadas para prestar tributo ao maior jogador de todos os tempos.
“Rei Pelé”
Wilson Batista Wilson Batista, Luiz Wanderley e Jorge de Castro, fizeram uma canção em homenagem ao Rei do Futebol.
“Meio-de-campo”
Apesar de ser uma homenagem para o ex-jogador Afonsinho, a canção de Gil também fala sobre Pelé e Tostão, ambos tricampeões mundiais em 1970.
“O Futebol”
Como eu sonhei / Só / Se eu fosse o Rei / Para tirar efeito igual ao jogador / Qual compositor / Para aplicar uma firula exata, que pintor / Para emplacar em que pinacoteca, nega / Pintura mais fundamental / Que um chute a gol / Com precisão / De flecha e folha seca,” cantou Chico Buarque.
Obrigado, Pelé – MPB4
Gravada pelo grupo MPB-4 e regravada por Wilson Simonal, a canção foi uma homenagem ao Rei do Futebol pelo tricampeonato do Brasil em 1970
O Nome do Rei É Pelé
Com seu swing carecterístico, Jorge Ben Jor foi mais uma artista brasileiro a fazer uma canção em homenagem ao Rei do Futebol.
O Homem Dos Três Corações (Pelé)
Fazendo referência à cidade mineira onde nasceu Pelé, Alcione também foi fez reverência ao Rei de Futebol em forma de canção.
Two Naira Fifty Kobo
Ao som característico da Tropicália, Caetano Veloso cantou: ‘Pelé, Pelé! Faz força com o pé na África’.
E Por Falar no Rei Pelé?
Gonzaguinha não citou Pelé em sua canção, mas usou seu nome do título da música para escapar da censura da Ditadura Militar.
O Rei Pelé
Bastante usada como trilha sonora no Documentário “Pelé Eterno”, a canção composta por Jackson do Pandeiro, em
em 1974, deixou a homenagem do músico, que era santista, ao Rei do Futebol.