Na manhã desta terça-feira (3), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), compareceu ao velório de Pelé, na Vila Belmiro, para prestar sua homenagem e dar as condolências à família do Rei do futebol. A atitude de Lula repercutiu nas redes sociais sobre Pelé ter votado no petista ou em Bolsonaro nas Eleições Presidenciais de 2022.

Alguns internautas também divulgaram imagens de Lula abraçando Pelé, na primeira passagem do político pela presidência da República, o que aumentou os rumores do Rei ser petista. Mas, Pelé também participou de algumas ações ao lado de Jair Bolsonaro (PL), e até deu uma camisa do Santos, autografada ao ex-presidente do Brasil.

A IstoÉ Gente foi procurar saber e pesquisou tudo sobre a relação de Pelé com a política. Confira abaixo!

Apoio às Diretas Já 

Em 1980, Pelé se manifestou favoravelmente ao movimento popular das Diretas Já, que reivindicava votação direta para presidente. Em entrevista à Revista Placar, em 1984, ele disse: “O governo atual já teve a oportunidade dele. A pressão é muito grande e acho que todo mundo deve ter essa oportunidade de votar”.

Na época, a capa da revista Placar foi uma foto de Pelé com uma camisa da seleção brasileira escrita Diretas.

Viraliza foto de Pelé engajado na campanha “Diretas Já”

Pelé e a política

Nas nas Eleições Presidenciais de 2022, Pelé não demonstrou apoio a nenhum dos dois candidatos, Lula (PT), e Jair Bolsonaro (PL).

O Rei do futebol também não se pronunciou em outras eleições. Em um documentário lançado pela Netflix em 2021, ele explicou por que evitava falar sobre o tema.

“Vem cá, eu era jogador de futebol, gostava de jogar, gostava muito, mas eu não sou político, eu sou brasileiro. A gente torce para que o povo não sofra, para que os políticos honestos estejam para administrar o país, mas infelizmente não podemos mudar. Não posso mudar a lei. O pessoal às vezes confunde e vem cobrando coisas que não estão ao meu alcance. Já criticamos vários governantes, agora resolver o problema nós não vamos”, disse.

Bolsonaro se pronuncia sobre morte de Pelé por nota da Secom – Blog do Robson Pires

Lula fala sobre relação com Pelé

Em 2009, em entrevista ao programa “Bola da Vez”, da ESPN Brasil, o  presidente Lula falou sobre a sua relação com Pelé: “Olha, com o Pelé eu tenho uma relação de amor e ódio! Amor e ódio porque durante 15 anos aquele negão infernizou a minha vida. Tinha jogo do Corinthians que eu achava que a gente ia ganhar e daqui a pouco o Pelé ia lá, marcava dois gols e ganhava o jogo”, disse o petista na época.

Sepultamento de Pelé só vai ocorrer após a posse de Lula - Grafitti News :: Informação e Publicidade Legal