O ex-craque Pelé, considerado o maior jogador da história do futebol, foi eleito, pelo site inglês Football 365, o jogador mais superestimado de todos os tempos. De acordo com a publicação, o tricampeão mundial se favoreceu das circunstâncias e poderia ter sido superado na história por nomes como Heleno de Freitas e Garrincha.

“Ele não foi o melhor jogador do Brasil na Copa de 1958, nem na de 1970, e passou boa parte da de 1962 lesionado. Além disso, turbinou suas estatísticas com amistosos não-oficiais e coisas do tipo”, justificam os ingleses, que acrescentam: “Heleno de Freitas e Garrincha podem ter sido tão bons quanto, o que prova que Pelé se beneficiou das circunstâncias. O primeiro nasceu cedo demais para aproveitar a exposição na TV e o segundo não tinha interesse em se promover”.

A lista, composta por dez atletas e encabeçada por Pelé, conta com mais quatro brasileiros. São eles: o ex-lateral Roberto Carlos, o meia Philippe Coutinho e os atacantes Neymar e Hulk.

“Enquanto há vídeos que compilam inúmeros lances de velocidade e chutes que desafiam a física, há também provas de sobra de que o brasileiro nunca se preocupou em defender”, diz o site, ao justificar a escolha do terceiro lugar para Roberto Carlos.

Quanto a Neymar, o site afirma que o jogador não conseguiu superar Messi e Cristiano Ronaldo, sendo que tampouco consegue ficar à frente de Mbappé no Paris Saint-Germain, que, por vezes, faz sombra ao jogador brasileiro.

Para o site, Philippe Coutinho ainda não encontrou uma posição e Hulk é um caso bem-sucedido de marketing no futebol, já que se beneficiou por ter jogado em liga menos intensas, como a portuguesa, a chinesa e a russa.

Confira o ranking completo:

1º – Pelé

2º – David Ginola

3º – Roberto Carlos

4º – Claude Makelele

5º – Georgi Kinkladze

6º – Philippe Coutinho

7º – Neymar

8º – Paul Scholes

9º – Hidetoshi Nakata

10º – Hulk