Ter uma pele bonita nem sempre depende apenas da genética. Muito do que comemos ou passamos no rosto influencia no tamanho dos poros e na formação de cravos, espinhas, rugas e flacidez. Para que você consiga os melhores resultados com o que ingere ou espalha na face, a especialista em dermatocosmética Fernanda Chauvin, CEO da Ellementti Dermocosméticos, explicou o papel de cada vitamina na saúde do maior órgão do nosso corpo: a pele.

Preocupações com a pandemia podem levar a sintomas de estresse pós-traumático

OMS: câncer de mama supera o de pulmão e se torna o mais comum

As vitaminas essenciais para a saúde e beleza da pele são A, B3, B5 e C. Estes são ativos consagrados pela dermatologia. Podemos incluir também o ácido hialurônico por ser essencial para a hidratação”, afirma Fernanda. Muitas dessas vitaminas estão presentes nos alimentos, mas um aditivo diretamente na cútis pode ser de grande ajuda quando só a alimentação não providencia todos os nutrientes.

Segundo Fernanda, a função de cada uma dessas vitaminas é:

Vitamina A

Possui ação renovadora e antienvelhecimento. Melhora a elasticidade e firmeza, modula e normaliza a renovação celular. Também uniformiza a textura da pele, atenuando rugas e linhas de expressão, tanto as geradas pelo fotoenvelhecimento como as derivadas do envelhecimento intrínseco. Além disso, a vitamina A atua na melhora da flacidez cutânea de duas formas: ao aumentar a quantidade e a qualidade do colágeno, favorece a melhora da elasticidade da pele e mantém o equilíbrio hídrico, promovendo hidratação imediata. 

Alimentos ricos em vitamina A: cenoura, ovo cozido, pimentão, ameixa seca, abacate e iogurte natural.

Vitamina B3

Conta com ação despigmentante, isso porque na vitamina B3 é a Niacinamida, que uniformiza o tom da pele e protege a função barreira ao evitar a perda de água e manter o manto hidrolipídico. Também combate a perda de elasticidade, previne a acne e melhora a textura da pele.  

Alimentos ricos em vitamina B3: frango cozido, salmão cozido, amendoim, semente de gergelim e extrato de tomate.

Vitamina B5

O D-Pantenol, ajuda na hidratação da pele, devido sua capacidade de atrair e reter umidade, além de ajudar no processo de regeneração. Normalmente na indústria cosmética usamos D-Panthenol, que é a pró-vitamina B5, ou seja, age como precursor da vitamina, que, quando entra em contato com a pele, é facilmente absorvido e, então, convertido em vitamina B5 (ácido pantotênico). A partir daí, a vitamina é responsável por diversas reações bioquímicas intracelulares, contribuindo para o bom funcionamento celular. Isso acontece porque a vitamina B5 se converte em Acetyl COA, que, por sua vez, aumentará a energia das células, participará da síntese dos componentes da barreira hidrolipídica da pele, síntese de hormônios essenciais para o organismo e melhorará o metabolismo para a formação de colágeno e elastina, que proporcionam uma pele mais firme e, portanto, mais jovem

Alimentos ricos em vitamina B5: cogumelo, salmão, abacate, frango e semente de girassol.

Vitamina C

Ela tem ação antioxidante, previne e combate o envelhecimento, além de proporcionar o clareamento. Estimula a síntese de colágeno para uma pele mais firme e com rugas e linhas suavizadas. Quanto ao ácido hialurônico, ele desempenha ação hidratante e preenchedora. 

Alimentos ricos em vitamina C: laranja, suco de limão, abacaxi, brócolis, morango, salsa, caju, couve e pimentão amarelo.

A especialista ainda afirma que os séruns vitamínicos podem ser usados juntos. “Para uma renovação intensa e uniformização da pele pode-se escolher vitaminas A e B. Para um efeito antienvelhecimento potente indico vitaminas A e C e, para ação despigmentante com suavização da pele, a escolha pode ser vitaminas B e C.”