Esportes

Pelé, 81 anos: camisa 10 do Santos, primeira equipe brasileira a conquistar a Copa Libertadores

Pelé, 81 anos: camisa 10 do Santos, primeira equipe brasileira a conquistar a Copa Libertadores

o Santos foi campeão mundial (Reprodução)


Pelé viu sua magnitude no Santos ganhar dimensões continentais a partir de 1962. Coube a ele ser o camisa 10 e condutor do primeiro clube brasileiro campeão da Copa Libertadores. Embora já o “Rei” já tivesse conquistado o bicampeonato mundial na Seleção Brasileira e conseguido, no Peixe, façanhas nacionais, o título intercontinental era muito esperado.

A missão não foi fácil. O torneio era disputado de forma aguerrida pelas principais equipes do continente, que já davam muito valor à Libertadores. Além disto, para conquistar o primeiro título, Pelé teve o desafio de ajudar o Peixe a desbancar o então bicampeão da competição, o Peñarol (que vendeu caro o título).

A CAMPANHA

Na Fase de Grupos, o Santos não teve sustos n grupo com Cerro Porteño, do Paraguai, e Deportivo Municipal, da Bolívia. Foram três vitórias e um empate garantiram a primeira colocação na chave. Na semifinal, após o empate contra a Universidad Católica no Chile por 1 a 1, o Peixe conseguiu a vitória como mandante por 1 a 0.

Já contra o Peñarol, o título veio somente no jogo-desempate. O Peixe ficou mais próximo do troféu inédito ao vencer em Montevidéu por 2 a 1. No entanto, os uruguaios surpreenderam na Vila Belmiro ao conseguirem uma vitória por 3 a 2.

O jogo em Santos tinha sido muito tenso, a ponto do árbitro chileno Carlos Robles dar a partida como encerrada logo após o terceiro gol do Peñarol. A bola continuou rolando em caráter amistoso, quando o Peixe até empatou com Pagão. Só que o lance não valeu.

O terceiro e decisivo confronto aconteceu no estádio Monumental de Nuñez, na Argentina. Aí o Santos não deu chance para o rival. Com Pelé em campo, recuperado da lesão que o afastou logo no início da Copa do Mundo de 1962, a vitória veio por 3 a 0 com dois gols do “Rei”. Caetano, contra, fez o outro, e a Libertadores teve como destino o Brasil pela primeira vez.

Pelé e o Santos repetiriam a dose no ano seguinte, faturando o bicampeonato continental em 1963, ao superarem o Boca Juniors (ARG). Depois o Peixe alcançou o tri na competição em 2011, quando Neymar liderou a equipe ao título.

CAMPANHA DO SANTOS NA LIBERTADORES DE 1962

9 jogos
6 vitórias
2 empates
1 derrota
29 gols pró
11 gols contra
Artilheiro: Coutinho (6 gols)


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais