A terceira passagem do Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro tem início neste sábado. O primeiro confronto é contra o Sampaio Corrêa, às 16 horas, no estádio Castelão, em São Luís. Apesar de ser uma situação melancólica por causa do terceiro rebaixamento em um intervalo de sete anos, o time vive bom momento pela invencibilidade de seis meses e busca aproveitar a competição como um laboratório para a próxima temporada.

Nas duas participações anteriores, o time cruzmaltino teve problemas na estreia. Em 2009, ano em que foi campeão, sofreu para vencer o Brasiliense por 1 a 0, com gol de Rodrigo Pimpão. Em 2014, quando ficou em terceiro lugar, não passou de um empate por 1 a 1 com o América-MG, em jogo com portões fechados no estádio de São Januário, no Rio.

Diferente das duas outras edições, o Vasco chega mais encorpado à Série B, com a manutenção do time que foi rebaixado no ano passado e que conseguiu levantar o título do Campeonato Carioca, de forma invicta. Durante a semana, fez o primeiro teste contra um time da Série B ao vencer o CRB por 1 a 0, fora de casa, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Para a estreia, o técnico Jorginho terá força quase máxima. O goleiro uruguaio Martin Silva, que não enfrentou o CRB, está recuperado e entra na posição ocupada por Jordi, o principal destaque do último jogo. Já o zagueiro Luan segue lesionado e desfalca a equipe mais uma vez. Jomar e Rafael Vaz disputam a vaga.

O adversário carioca tem como estrela um velho conhecido do Vasco. É o técnico Petkovic, contratado em março e que pode ser campeão estadual na próxima quinta-feira se empatar com o Moto Club. No ano passado, o time maranhense chegou a figurar no grupo de acesso à Série A, mas caiu de rendimento e terminou na oitava colocação.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias