CIDADE DO VATICANO, 15 DEZ (ANSA) – A tradicional cerimônia de inauguração do presépio e da iluminação da árvore de Natal na Praça de São Pedro, no Vaticano, foi realizada nesta segunda-feira (15) com uma grande novidade.
Pela primeira vez na história, o evento foi presidido por uma mulher: a religiosa Raffaella Petrini, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano. Ela foi acompanhada pelo arcebispo Emilio Nappa e por Giuseppe Puglisi-Alibrandi, secretário-geral do Governo do Estado da Cidade do Vaticano.
A função exercida por Petrini foi aberta às mulheres por força de um dos últimos desejos do falecido papa Francisco.
Neste ano, a árvore de Natal do Vaticano veio do município de Ultimo, localizado na região do Trentino-Alto Ádige. O abeto, com 27 metros de altura, foi recolhido em Santa Valburga e erguido na Praça de São Pedro no dia 27 de novembro, mas a entrega oficial ocorreu apenas hoje.
Além de Ultimo, o município de Lagundo também doou outras árvores que decoram escritórios e espaços da Santa Sé e do Vaticano.
“Com esta árvore, trazemos uma mensagem de esperança, luz, amizade e paz. Esta é, de fato, uma árvore da paz, com raízes sólidas, cultivada em uma sociedade habitável e solidária.
Gostaria que essa árvore proclamasse a mensagem universal do Natal”, afirmou Rosmarie Pamer, vice-governadora da Província Autônoma de Bolzano. (ANSA).