Um médico legista que trabalhava em Bancoc, na Tailândia, morreu de Covid-19 após contrair o novo coronavírus de um cadáver. O caso foi relatado na publicação especializada Jornal of Forensic and Legal Medicine, que não informou o nome nem idade da vítima. As informações são do BuzzFeed News.

“Pelo que sabemos, este é o primeiro caso de infecção e morte por Covid-19 de um médico legista”, escreveram os pesquisadores Won Sriwijitalai, do RVT Medical Center of Bankok, e Viroj Wiwanitkit, da DY Patil University of India.

Segundo os pesquisadores, as chances de um legista entrar em contato com pacientes infectados são baixas, no entanto “eles podem ter contato com amostras biológicas e cadáveres”.

A publicação ressalta que ainda não está claro quanto tempo o vírus permanece em um cadáver, mas a descoberta mais recente sugere que devem ser tomadas precauções ao manusear corpos durante uma pandemia. “O procedimento de desinfecção usado nas salas de operações também pode ser aplicado em unidades patológicas/forenses”, escreveram os autores.

“Atualmente, não há dados sobre o número exato de cadáveres contaminados com Covid-19, pois não é uma prática de rotina examinar o Covid-19 em cadáveres na Tailândia”.

Um dos primeiro países fora da China a registrar casos da doença, a Tailândia já contabiliza 2.643 infectados, com 43 mortes.