O cartão de visitas de Vinicius Silvestre, favorito para ficar com a vaga no gol do Palmeiras contra o Santos por causa da suspensão de Jailson, inclui a defesa de pênaltis em jogos decisivos na base. Um deles foi na final da Copa Rio Sub-17, torneio vencido pelo Palmeiras. Outros aconteceram ao longo da Copa do Brasil Sub-20 e Brasileiro da mesma categoria de 2013 e 2014.

Os trunfos para ser um pegador de pênalti incluem a tranquilidade debaixo das traves e a estatura. Com 1,95m, o goleiro de 22 anos é o mais alto do elenco. E tem Marcos como ídolo.

A altura foi decisiva no início da carreira. Depois que o goleiro de seu time quebrou o dedo quando atuava como jogador de linha em Guarulhos, onde nasceu, ele foi para o gol e não saiu mais. Teve passagens rápidas pela Portuguesa, Corinthians, mas se encontrou no Palmeiras, onde chegou em 2006.

Embora tenha viajado com o grupo em vários jogos da Série B em 2013, Vinicius ainda não estreou. O bom desempenho nos treinamentos fez com que a comissão técnica promovesse um revezamento entre ele e Vagner no banco de reservas. O segundo, mais experiente, já foi escalado em quatro partidas, mas somou algumas falhas, principalmente contra Botafogo e Chapecoense. A grande chance de Vinicius, portanto, pode ser neste sábado.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias