Pedro Bial revisita e atualiza o espírito de “Filtro Solar”, texto icônico que marcou uma geração, em uma nova campanha que propõe uma reflexão urgente: em um mundo governado por algoritmos, a humanidade virou um gesto ativo. O apresentador de 67 anos foi um dos primeiros virais da internet, quando lançou a faixa em 2003, tradução do texto “Wear Sunscreen”, da jornalista americana Mary Schmich, originalmente publicado em 1997, no jornal “Chicago Tribune”.
A proposta de revisitar o texto e atualizar o manifesto 25 anos depois foi lançada pela Reserva, marca masculina do grupo AZZAS 2154, para celebrar o Natal de 2025 com uma mensagem que coloca os afetos reais no centro em meio ao avanço da tecnologia nos dias atuais.
+Pedro Bial surpreende ao aparecer caracterizado de Carlos Lacerda para filme
+Obra de Maurício de Sousa é declarada patrimônio imaterial de São Paulo
No novo filme publicitário, Bial empresta sua voz marcante para costurar um manifesto que provoca, acolhe e convida à presença. Se na campanha original ele aconselhava o uso do filtro solar, agora o conselho é outro: “A vida é melhor sem filtro. O filtro da tela, da vaidade, da suposta perfeição.”
Ao longo dos 4 minutos e 11 segundos, a campanha confronta o excesso de estímulos digitais e propõe algo radical para os tempos atuais: ousar parar. Desacelerar, sentir, olhar nos olhos e viver o presente. O final do vídeo sintetiza a mensagem, em tom quase geracional: “A tecnologia pode fazer tudo. Mas só você pode fazer sentir.”
“Na contramão das estratégias digitais dos vídeos rápidos, nosso posicionamento de marca diz: neste caos digital, ouse parar. Nosso filme tem mais de quatro minutos, o que vai totalmente contra as recomendações das plataformas. E justamente por isso ele existe: é um convite ousado à pausa, à presença e à reflexão.” comenta Naiana Lemos, Diretora de Voz de Marca da Reserva.
Maria Prata se junta à conversa sobre tecnologia, infância e vínculos reais
Seguindo o conceito da campanha, a Reserva Mini convidou Maria Prata, jornalista, mãe e esposa de Bial, para expandir o debate sob a perspectiva das famílias. Nas redes da marca, Maria conduzirá a conversa sobre telas, infância, imaginação e vínculos reais, trazendo informação e reflexões que dialogam diretamente com pais, mães e educadores.
Em 2026, ela se torna embaixadora oficial da Reserva Mini, liderando conteúdos mensais sobre uma geração que aprenderá a ser humana em meio a influências não-humanas, abrindo um território consistente de conversa para a marca.
“Como estratégia de comunicação, optamos por não ter produto em evidência, nem marca explícita — mas temos a mensagem. E é essa mensagem, que atravessa gerações, que precisa ser preservada num cenário de disputas por venda e audiência.” afirma Joana Bittencourt, Diretora das Marcas Reserva.
“Disk Papai Noel”
Como parte da campanha, a Reserva Mini traz de volta um de seus projetos mais amados: o Disk Papai Noel, serviço em que pais podem agendar uma ligação personalizada do bom velhinho para as crianças. A iniciativa, que nasceu para aproximar famílias, ganha novo significado dentro da campanha deste ano: assim como o manifesto narrado por Bial, ela convida a desacelerar e criar momentos que ficam, daqueles que nenhuma tecnologia substitui. As vagas historicamente esgotam rápido, e a expectativa é que neste ano o serviço tenha sua maior procura. As inscrições podem ser feitas no site.
Sobre a Reserva
Fundada em 2004, a Reserva é uma marca masculina brasileira que faz parte do Grupo Azzas 2154. Seu ecossistema reúne as vertentes Reserva, Reserva Mini, Reserva Go, Reserva Praia e Reserva Ink, com 84 lojas próprias e 102 franquias em operação no país. Reconhecida internacionalmente, a Reserva é a única empresa brasileira listada entre as mais inovadoras do mundo pela revista Fast Company e detém três certificações importantes: Empresa B, ABVTEX e Capitalismo Consciente. A
A marca também mantém o projeto 1P5P, por meio do qual, a cada peça vendida, são viabilizados cinco pratos de comida para pessoas em situação de insegurança alimentar.