Os pedidos de bens manufaturados produzidos nos Estados Unidos caíram bruscamente em outubro, arrastados por uma queda acentuada nos pedidos de equipamento de transporte, revertendo um aumento geral em setembro.

Os novos pedidos de bens duráveis caíram 5,4% em outubro em relação ao mês anterior, para US$ 279,4 bilhões (R$ 1,3 trilhão na cotação atual), de acordo com dados revisados do Departamento de Comércio.

Esse número foi pior do que a média das previsões dos economistas consultados pela MarketWatch, que apontavam uma queda de 3,4%.

“Em resumo, os bens duráveis surpreenderam negativamente em outubro”, escreveu Rubeela Farooqi, economista-chefe da High Frequency Economics, em nota aos clientes.

Acrescentou que “as empresas continuam enfrentando obstáculos devido aos custos mais altos de endividamento e às condições de crédito mais rígidas que podem afetar a atividade”.

Os novos pedidos de equipamentos de transporte caíram 14,8%. Excluindo transporte, os novos pedidos se mantiveram estáveis em outubro.

da/md/db/dga/aa/yr