O governo dos Estados Unidos já recebeu o pedido de extradição do bolsonarista Allan dos Santos, do canal Terça Livre. A informação foi divulgada pela coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo. Conforme a reportagem, o processo foi encaminhado para os EUA dois dias antes da ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ser divulgada.

Em novembro, a delegada da Polícia Federal Silvia Amelia da Fonseca foi exonerada do cargo de diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI). A demissão, assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi vista na PF como uma represália ao processo de extradição de Allan dos Santos.

O processo de extradição é um rito para dar cumprimento a decisões judiciais. A princípio, cabe ao DRCI apenas cumprir a ordem, além de outros procedimentos de cooperação com autoridades estrangeiras, como, por exemplo, para a recuperação de dinheiro bloqueado por suspeita de lavagem no exterior.

O blogueiro Allan dos Santos é alvo de um mandado de prisão e extradição do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão se deu no âmbito do inquérito das milícias digitais.