A partir de fatos verídicos mesclados a uma trama ficcional, a história de uma família  sobrevivente do Holocausto – que imigrou da Alemanha para a China e em seguida fugiu da ocupação japonesa em Shangai, em 1941, vindo para o Brasil – é recuperada em O Vazio na Mala.

O espetáculo estreia para o público dia 21 de março, em temporada popular no Teatro Sesi-SP (para convidados no dia 18 de março). Inspirada e provocada pelo drama da perseguição nazista, a dramaturgia inédita cria uma ficção, atual, que desdobra inúmeros temas a partir do trauma familiar: as relações que se estabelecem pelo silêncio na família e na sociedade; e, também, como o afeto regenera feridas e aparece de maneiras inusitadas.

Em O Vazio na Mala, o silêncio é um dos personagens principais, guardado e vigiado dentro de uma mala. Esta mala antiga, um objeto aparentemente sem importância, foi testemunha dos horrores que tentam esconder dentro dela. E nessa busca pelo vazio, que ali jaz, é que a história se revela.

Concepção e idealização de Dinah Feldman, texto de Nanna de Castro e direção de Kiko Marques. No elenco, Noemi MarinhoEmílio de MelloFabio Herford e Dinah Feldman. Compõem a equipe Gregory Slivar (trilha sonora), Márcio Medina (cenário), João Pimenta (figurinos), Louise Helène (visagismo) Wagner Pinto (luz), André Grynwask (videomapping) e Marcela Horta (direção de produção).

Está prevista uma temporada com 61 (sessenta e uma) apresentações no município de São Paulo, com interpretação em Libras e sessões com audiodescrição aos sábados e domingos.

Sinopse

Em O Vazio na Mala, Samuel (Emílio de Mello), renomado jornalista de guerra, retorna ao Brasil em 2005 para vender o apartamento dos pais, fechado desde a morte deles, há mais de 5 anos. Porém, ao mergulhar nas memórias familiares, ele se depara com conflitos e segredos. A avó, Esther (Noemi Marinho), guarda numa mala fechada os relatos e documentos da fuga da Alemanha nazista.

Em meio a revelações sobre o passado violento de seu pai, Franz (Fabio Herford), a cuidadora Ruth (Dinah Feldman) surge como elo de afeto e uma força propulsora do encontro entre Samuel e Esther e das transformações necessárias a cada um. Baseada em eventos reais, “O Vazio na Mala” explora temas universais como família, ciclos e a busca por significado.

Serviço

O Vazio na Mala

Estreia: 21 de março

Temporada: de quinta a sábado, às 20h. Domingo às 19h

Centro Cultural FiespTeatro do Sesi – SP. Av Paulista, 1313. centroculturalfiesp.com.br